Nacionais

Lula propõe criação de Ministério Indígena

Ex-presidente Lula anunciou que vai revogar decisões de Bolsonaro envolvendo indígenas

BRASÍLIA – “Agora vocês me deram uma ideia”, disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para cerca de 6 mil indígenas que estão acampados em Brasília, antes de anunciar que, se eleito, vai criar um ministério das questões indígenas. Recentes declarações do ex-presidente feitas de improviso repercutiram mal dentro do PT e também entre aliados, que querem, por exemplo, evitar pautas de costumes, como o como o aborto.

Integrantes do partido admitiram que a ideia lançada por Lula ainda não consta nos estudos que estão sendo feitos pela equipe da pré-campanha, mas a avaliação inicial foi positiva. “É ideia dele, mas é importante”, disse um dirigente do partido. No meio do discurso, em que afirmou diversas vezes que o agronegócio não pode se sobressair aos diretos indígenas, Lula falou sobre a ideia e anunciou: “Se a gente criou o Ministério da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos; Se a gente criou o Ministério da Pesca; por que não criar um ministério para discutir questões indígenas?”, afirmou, sendo aplaudido pelo público.

REPERCUSSÃO

Na avaliação de integrantes da sigla, a iniciativa tem potencial para repercussão no exterior, “contrastando com o bolsonarismo, que devasta, destrói e discrimina os povos originários”. A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, afirmou que a ideia lançada por Lula hoje “tem a ver com as discussões de políticas públicas transversais e com a coordenação dessas políticas”. “Trabalhamos assim já nos nossos governos”, disse. Outro integrante do partido afirmou que o ex-presidente tem como objetivo inserir os povos indígenas na pauta nacional e que a criação do ministério é uma reivindicação importante.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com