Nacionais

Lula desabafa, após se tornar réu: ‘Já cansei, eles é que têm que provar’

Lula em discurso na 18º Conferência Nacional dos Bancários: “A única coisa que eu quero é respeito, que a imprensa não faça o julgamento e dê a sentença pelas manchetes”


BRASÍLIA
– Justiça Federal aceitou ontem (29) denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio do Amaral, e mais cinco acusados pelo crime de obstrução das investigações da Operação Lava Jato.
Com a decisão, Lula e Delcídio passam à condição de réus na ação penal, além do ex-controlador do Banco BTG André Esteves, Diogo Ferreira, ex-chefe de gabinete de Delcídio; o empresário José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai, e o advogado Edson Ribeiro.

Todos os envolvidos são acusados de tentar impedir o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró de assinar acordo de delação premiada com a força-tarefa de investigadores da Operação Lava Jato.
Na semana passada, o MPF reiterou a denúncia contra os acusados, que já haviam sido denunciados ao Supremo Tribunal Federal (STF), pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

No entanto, no dia 24 de junho, o ministro Teori Zavascki remeteu o processo para a Justiça Federal em Brasília, por entender que a suposta tentativa de embaraçar as investigações ocorreu na capital federal. Além disso, com a cassação do mandato de  Delcídio do Amaral, nenhum dos envolvidos permaneceu com foro privilegiado na Corte.

“Eu já cansei, eles é que têm que provar”

O ex-presidente Lula disse que já se cansou ao comentar, nesta sexta-feira 29, em discurso na 18º Conferência Nacional dos Bancários, em São Paulo, a denúncia contra ele aceita pela Justiça Federal de Brasília por tentativa de obstruir as investigações da Operação Lava Jato. “Eu não ia falar dos meus problemas pessoais, mas fiquei sabendo aqui que foi aceita uma denúncia contra mim por obstrução de Justiça. Vamos ver o que é”, disse, no início de sua fala aos bancários. “Eu já cansei. Eu não tenho que provar que tenho apartamento. Quem tem que provar é a imprensa que acusa, o Ministério Público Federal, que diz que eu tenho, a Polícia Federal”, prosseguiu.

Um dia depois de ter ido à ONU denunciar abuso de poder do juiz Sérgio Moro, Lula pediu respeito. “A única coisa que eu quero é respeito, a única coisa que eu quero é que a imprensa não faça o julgamento e dê a sentença pelas manchetes. Contra isso eu vou brigar até o último dia da minha vida”, anunciou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com