Cidades

Luiz Carlos Miranda é eleito para o Conselho da Usiminas

IPATINGA – Ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e da Força Sindical em Minas, Luiz Carlos Miranda foi eleito pelos trabalhadores como seu representante no Conselho de Administração da Usiminas. Durante coletiva na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga, Luiz Carlos destacou o fato de ser esta a primeira vez na história do Brasil que os próprios trabalhadores elegem seu representante no Conselho de Administração de uma empresa.

“Pela primeira vez na história do Brasil os trabalhadores votaram no seu representante. Nós sempre pleiteamos isso, que os aposentados e os trabalhadores da ativa pudessem eleger seus representantes nos conselhos da empresas. Antes havia representantes dos trabalhadores entre aspas, que nunca foram eleitos pelos próprios trabalhadores, mas que eram indicados pela própria empresa. Pela primeira vez isso aconteceu no Brasil e veio acontecer justamente conosco”, disse Luiz Carlos, destacando o pioneirismo da iniciativa.

O TODO

Luis Carlos Miranda também enfatizou a responsabilidade no cargo. “São 10 conselheiros na Usiminas e apenas 1 tem a força do voto. 36 mil trabalhadores tiveram a oportunidade de escolher. Os demais são indicados. Cada acionista indica dois conselheiros, mas nenhum passa pelo crivo que nós passamos. Não vou estar no conselho para pedir aumento para trabalhador, nem para mudar horário de turno. Para isso tem sindicato, associação para discutir a situação dos aposentados. Cada um dentro do seu papel. A responsabilidade maior do conselheiro é o todo da empresa”, adiantou, explicando: “Se a empresa não produzir, não tem aumento. Se não tiver resultado, não tem benefício. É isso que nós temos que compreender. E o mais importantes é que vamos estar lá, com a nossa ousadia, defendendo os trabalhadores e trazendo as informações que eles nunca tiveram.”

CAIXA

Como exemplo da desinformação, Miranda citou a Caixa dos Empregados da Usiminas. “A Caixa dos Empregados da Usiminas é praticamente administrada pela Usiminas. Quem indica a presidência da Caixa é a Usiminas. Eu pergunto: Quanto é que o trabalhador tem depositado na Caixa? Onde é que está sendo aplicado o seu dinheiro? Ninguém sabe”, disse Miranda, afirmando que ele vai querer saber.

Ele disse que a companhia vive um momento novo. “Nós temos uma briga de acionistas para destruir a Usiminas. Mas as pessoas não compreendem isso. Há tempos venho dizendo isso, mas a população, muito ingênua, não acredita nisso, que a Usiminas possa fechar um dia. Mas essa é a pura verdade. Experiências destas já aconteceram no mundo inteiro. Nos EUA tem mais de 20 empresas, maiores que a Usiminas, fechadas. Então, tudo é possível se não tomarmos cuidados, se não tivermos zelo”, conclui.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com