Cidades

Lojistas sem energia fecham rua no Centro de Fabriciano

Os comerciantes colocaram caixotes e propagandas publicitárias na pista para interditar a rua Duque de Caxias, chamaram a PM e registraram um Boletim de Ocorrência      (Fotos: Emmanuel Franco)

FABRICIANO – Comerciantes revoltados com a interrupção no fornecimento de energia em 32 lojas da rua Duque de Caxias, no Centro de Coronel Fabriciano, fecharam a via na manhã desta quarta-feira (19), impedindo o trânsito de veículos. Segundo relataram os lojistas, o ato foi um protesto contra a falta de luz, que teve início às 16h40 de terça (18), sem aviso prévio da Cemig. “Estamos sem condições de trabalhar, uma vez que as máquinas de cartão de crédito não funcionam e os clientes não querem experimentar as roupas por causa do calor. Alguns sequer entram na loja quando percebem que o ar-condicionado não está funcionando. Um baita prejuízo em plena época de compras para o Natal”, reclamou a empresária Cristie Fantin Azevedo, proprietária da loja Jeito de Ser.

Os comerciantes colocaram caixotes e propagandas publicitárias na pista para interditar a rua Duque de Caxias, chamaram a Polícia Militar e registraram um Boletim de Ocorrência (BO). A via foi fechada às 10h30, sendo “liberada” pelos lojistas às 11h40. Além dos 32 comércios, outras 33 residências ficaram sem energia.

VACINAS
Vitor Gomes Coelho, proprietário da Casa Pinto Coelho, contabilizava os prejuízos no final da manhã desta quarta-feira. “Perdi pelo menos R$ 8 mil em mercadorias, pois trabalho vendendo vacinas para animais e este tipo de material tem que ficar 24 horas em congeladores para não ser inutilizado. Fiquei sem muita coisa e, se soubesse que a energia seria interrompida, teria providenciado geradores ou algum outro paliativo para não ficar no prejuízo”, comentou Vitor Gomes.

QUEIXAS
Os 32 lojistas que ficaram sem energia estavam indignados. “Os chocolates que vendo na loja derreteram com esse calor e não tenho coragem de repassá-los aos meus clientes. Ainda estou calculando o prejuízo, mas sei que será grande”, relatou um dos comerciantes. Alguns proprietários de mercearias que vendem alimentos congelados compraram sacos de gelo e colocaram nos congeladores para tentar resolver a situação.
“Esse é um problema crônico aqui nesse trecho da Duque de Caxias, pois é comum ficarmos sem energia e ninguém nos dá explicação”, afirmou outro empresário.

PROVIDÊNCIA
Acionado pelos lojistas, os advogados do Departamento Jurídico do Sindcomércio (Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços) Vale do Aço foram à rua Duque de Caxias durante o protesto. “Ouvimos as reclamações dos comerciantes e juntamos provas para uma futura ação indenizatória de perdas e danos, caso seja necessário”, antecipou advogada da entidade, Marianne Araújo. “Ainda mandaremos um ofício à Cemig solicitando que grandes centros comerciais como a rua Duque de Caxias não venham a ficar sem energia nesta época do ano, quando se é registrado um grande movimento nas lojas”, revelou o Assessor de Relações do Trabalho e Sindical do Sindcomércio, Tiago Barcelos.

 


“Improvisei uma caixa de isopor para armazená-las, mas
não consegui evitar um prejuízo de R$ 8 mil”
Vitor Gomes,
Proprietário de uma loja de vacinas


Transformador queimado causou o problema, diz Cemig
Fabriciano
– A Cemig informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a interrupção no fornecimento de energia se deu após um transformador ter queimado. De acordo com a empresa, a primeira reclamação ocorreu só às 22h30 de terça-feira, e que nesses casos de falta de luz ou em qualquer outra ocorrência envolvendo energia elétrica, “a orientação é que a Cemig seja avisada o quanto antes através do telefone 116”.

O fornecimento de energia no comércio da rua Duque de Caxias voltou às 13h40 desta quarta. Conforme a Cemig, a troca do transformador não aconteceu durante a madrugada porque acarretaria em mais problemas, uma vez que os operários teriam que trabalhar em baixa tensão e a energia teria que ser desligada também em outras casas e estabelecimentos. Durante o dia, a troca do transformador foi possível sem que isso acontecesse.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com