Cidades

Lojas da região apostam na Black Friday para aumentar as vendas

IPATINGA – Há pelo menos três anos, a última sexta-feira de novembro tem trazido resultados bastante positivos para o comércio da região. Lojas de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo abraçaram a ideia e investem pesado na Black Friday, dia em que a maioria dos empresários oferece descontos e ofertas aos clientes. E de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço, as vendas nesta sexta-feira (24) poderão aumentar em até 20% quando comparadas ao mesmo período do ano passado.
“As expectativas para o futuro têm melhorado em âmbito nacional, sem falar no crescimento da renda e emprego aqui no Vale do Aço, com nossas siderúrgicas voltando a contratar”, justifica o otimismo, o presidente do Sindcomércio, José Maria Facundes. O dirigente sindical revela que a Black Friday também tem sido uma ótima oportunidade para as pessoas anteciparem as compras de Natal, gastando menos em ótimos produtos. “A tendência é que haja uma saída maior por aparelhos telefônicos, itens de informática, roupas e calçados”, acrescenta.

SEM MAQUIAGEM

Entretanto, a entidade patronal repudia a prática de “maquiar” descontos e reforça que as ofertas que não sejam verdadeiras só mancharão a reputação da empresa. “A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e, no Brasil, tem sido uma ótima oportunidade para alavancar as vendas fora de períodos que tradicionalmente já são bons para o comércio, como Dia das Mães e Natal”, lembra Facundes, para complementar: “Então, o Sindcomércio não só apoia a iniciativa, como também orienta que é necessário o lojista escolher um item de alto valor agregado ou muito desejado, abaixando consideravelmente o seu preço. E será este produto que chamará atenção para a loja.”
Facundes esclarece que – antes de abaixar o preço das mercadorias –, o comerciante precisa analisar os custos e as margens de lucro, de maneira que se dê vazão ao que está mais parado no estoque. “É mais uma oportunidade que o empresário tem de fazer girar seus produtos, deixando para o Natal apenas as novidades e lançamentos”, afirma.

CAMPANHA
O Sindcomércio Vale do Aço iniciou, na 2ª semana deste mês, uma campanha incentivando as lojas a aderirem à Black Friday. Via redes sociais e e-mail marketing na Internet, o sindicato orientou os empresários e produziu peças publicitárias. Ainda foram e continuam sendo distribuídos cartazes promocionais nas lojas de Ipatinga, Fabriciano e Timóteo.

HISTÓRIA
Se conhece como Black Friday (Sexta-feira Negra, em inglês), o dia em que é inaugurada a temporada de compras para o Natal com significativas promoções nos mais variados segmentos do comércio. A ideia, que surgiu nos Estados Unidos, foi realizada pela primeira vez no Brasil em 2011, totalmente online. Com os bons resultados, as lojas físicas aderiram à ideia.

Black Friday no Shopping
tem adesão de novas lojas

IPATINGA – A Black Friday do Shopping Vale do Aço acontece nesta sexta, sábado e domingo. Os clientes poderão aproveitar descontos de até 70% nas lojas e estabelecimentos do mall. Os descontos variam de loja para loja, assim como os itens colocados em oferta. Neste ano, o Shopping Vale do Aço oferece 50% de desconto na tarifa de estacionamento nos dias 24, 25 e 26/11.


Para que os clientes possam aproveitar com mais tranquilidade as ofertas especiais, as lojas abrirão mais cedo nesta sexta: às 6h. Além disso, os clientes poderão utilizar seus cupons fiscais para participar da promoção de Natal que já começou. A cada R$ 300 em compras o cliente concorre a um Mini Cooper e ganha na hora um berloque colecionável folheado a ouro branco.
Entre as lojas participantes da Black Friday, estão às 16 novas operações inauguradas neste trimestre. Dentre elas, a Constance, maior rede de calçados femininos selfshoes do Brasil com mais 350 opções de modelos com numeração até 42 e a Arquibancada com uma grande variedade de produtos oficiais e licenciados de times de futebol.

COMÉRCIO

Black Week oferece super
descontos no Vale do Aço

IPATINGA – Uma ação desenvolvida em conjunto entre as Associações Comerciais de Ipatinga (Aciapi), de Coronel Fabriciano (Acicel) e de Timóteo (Aciati), além das respectivas Câmaras de Dirigentes Lojistas, deve movimentar o comércio na última semana de novembro.
A Black Week terá início no dia 24 de novembro, sexta-feira. Durante oito dias, as lojas dos três municípios estarão com descontos mais do que especiais. A data marca o começo das compras de Natal e Ano Novo. Tradicional nos Estados Unidos, a campanha Black Friday é sempre realizada na última sexta-feira do mês e tem ganhado forças em diversos países.
No Vale do Aço, a campanha terá duração de uma semana. As entidades comerciais de Fabriciano, Ipatinga e Timóteo, realizam a Black Week e destacam a necessidade do fomento das vendas no fim de ano.

UNIDADE
O presidente da Associação Comercial, Industrial Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), Cláudio Zambaldi, pontua que tanto o cliente quanto o comerciante são beneficiados com a ação. “Os clientes ganham por adquirirem produtos com preços realmente atrativos e os comerciantes aumentam o fluxo de vendas. São ações como estas que impulsionam o comércio, especialmente no momento de recuperação econômica”, enfatiza Cláudio.
Para o presidente da CDL de Ipatinga, José Carlos de Alvarenga, a união entre as entidades propiciam um resultado ainda mais positivo da Black Week. “As entidades comerciais estão com esta campanha que promete ser um sucesso, novamente. O apoio das três cidades fortalecem ainda mais o comércio local e gera um incentivo do consumidor comprar de lojistas da própria região”, salienta José Carlos.

OPORTUNIDADE

Os produtos em preços promocionais são a chance de comprar um item já desejado, segundo o presidente da Acicel, Marco Túlio Lamounier. “Esta é a chance para comprar aquele produto que você tanto gostaria, mas que ainda não encontrou em um preço mais acessível. Os descontos farão uma boa diferença no bolso do cliente”, pontua Marco Túlio.
A ação também é uma oportunidade de captação de clientes, como afirma o presidente da Aciati, Ronan Delfim Machado. “Os consumidores estão voltando para as compras e em campanhas promocionais é um bom momento para atrair novos clientes”, destaca Ronan.
A Black Week será realizada nas três cidades entre os dias 24 a 1º de dezembro. As promoções durante o período da Black Week são realizadas a critério de cada estabelecimento.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com