Cidades

Ley destaca papel da Câmara na construção da cidadania

IPATINGA – “No cinquentenário de emancipação política e administrativa de Ipatinga, a Câmara Municipal vem cumprindo seu papel no ordenamento jurídico e administrativo da cidade, que começa com a ata de instalação da Câmara em 1965 e prossegue até os dias atuais com a aprovação de projetos e leis de fundamental importância para o desenvolvimento da cidade”. A declaração é do presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, Ley do Trânsito, sublinhando que umas das contribuições mais relevantes do Legislativo nos 50 anos da cidade é a aprovação do Plano Diretor.

“Resultado de um intenso e profundo debate na sociedade, este é o maior presente que o Legislativo poderia dar ao município no ano em que celebra seu cinquentenário, pois é um conjunto de leis que vai regulamentar a vida na cidade em vários aspectos como o uso e a ocupação solo, a questão ambiental, o desenvolvimento econômico, etc”, disse Ley, afirmando que este arcabouço jurídico-institucional faz jus à luta dos pioneiros que na década de 60 lutaram pela emancipação de Ipatinga e atingiram seu objetivo.

“Claro que nesta trajetória tivemos muitos percalços; e muitos problemas ainda persistem como resultados de mazelas que vieram se acumulando ao longo dos anos e de problemas que não foram resolvidos. Este acúmulo, entretanto, é menor do que o saldo positivo que o povo ipatinguense construiu com seu trabalho e seu suor, resultando numa cidade bonita, desenvolvida e com altos índices de desenvolvimento humano”, destacou.

DEMOCRACIA
O presidente da Câmara fez questão de frisar ainda o papel do Legislativo na construção da cidadania e da democracia no município. “A cidade é um espaço onde convivem a desigualdade e a diferença, e o Legislativo, como instituição que representa a sociedade é o seu espelho e reflete estas diferenças e contradições. Apesar disso, todos convivemos procurando construir a unidade na diversidade, colocando os interesses da cidade e de sua população acima de qualquer outra coisa. É nesta perspectiva que os vereadores, exercendo sua função legisladora e fiscalizadora, cada um com seu pensamento, procuram colocar seus mandatos a serviço da coletividade e fazer da Câmara a Casa de todos os cidadãos”, disse Ley do Trânsito.

Ainda conforme ele, a Câmara Municipal, por ser uma instituição que está mais próxima do cidadão e que dialoga diretamente com ele, recebe primeiro as demandas sociais e busca atendê-las, corrigindo as distorções e injustiças que se verificam no dia a dia da vida em sociedade.

“A Câmara Municipal é a primeira e mais democrática instância de poder qual o cidadão tem acesso e, por assim dizer, a caixa de ressonância dos interesses populares. É no Legislativo que primeiramente reverberam os anseios, reivindicações e vontades do cidadão. Ao captar estas aspirações, cabe aos vereadores transformá-las em realidade, por isso a Câmara Municipal é, por excelência, um espaço democrático privilegiado, onde o cidadão sempre vai encontrar respaldo e fazer valer seus interesses. Este é o papel que a Câmara de Ipatinga vem cumprindo com muito orgulho e honra nestes 50 anos e, temos certeza, continuará a fazê-lo enquanto pilar da democracia na cidade”, finalizou o presidente da Câmara.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com