Cultura

Lei do Sistema de Cultura está disponível para consulta

(Crédito: Secom/PMI)

IPATINGA – A apresentação da minuta do projeto de lei que cria o Sistema Municipal de Cultura atraiu artistas, produtores e agentes culturais na noite de encerramento do 5º Seminário de Cultura de Ipatinga, nesta quinta-feira (27/11), no auditório da Prefeitura. Antes de ser encaminhada para apreciação e aprovação no Legislativo, a proposta fica publicada para consulta pública no Portal do Cidadão – www.ipatinga.mg.gov.br, em banner e link próprio na sessão “Cultura”, pelos próximos 15 dias.

O anteprojeto foi elaborado por uma comissão formada no Conselho Municipal de Cultura, com a orientação técnica da Procuradoria Geral e a supervisão da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel). A nova legislação vai instituir a Política Municipal de Cultura, estabelecendo os papéis do poder público e dos agentes, além de explicitar os “direitos culturais” que devem ser assegurados à população.

“Ipatinga está inserida no Sistema Nacional de Cultura, que tem o objetivo de fortalecer institucionalmente as políticas culturais que vigoram no país. A criação do sistema municipal é mais um passo muito importante, com a participação da sociedade”, explica a diretora do Departamento de Cultura, Nilcineia Amorim.

O Seminário de Cultura foi resgatado pela administração municipal após quase 10 anos de sua última edição. Durante três dias, abriu espaço para debater o Vale Cultura, criado pelo governo federal, o Mapeamento Cultural de Ipatinga e a criação do Sistema Municipal de Cultura. A atração ficou por conta dos alunos do curso Técnico em Instrumento Musical, que funciona por meio de parceria do Pronatec e do Colégio Técnico da UFMG, com apoio da Prefeitura de Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com