Cidades

LBV faz campanha de valorização da vida

Os atendidos da LBV participaram de um projeto em favor da vida e aprenderam sobre a importância da empatia

IPATINGA – Há mais de seis décadas, a Legião da Boa Vontade (LBV) trabalha com campanhas de valorização da vida, promovendo ações de prevenção e alertando os seus atendidos e colaboradores sobre a importância de enaltecer a vida e ajudar àqueles que enfrentam desafios.

Pensando nisso, a educadora social Débora Gonzaga Costa desenvolveu, na oficina Cidadania Ecumênica, com os adolescentes que participam do Criança: Futuro no Presente!, durante dois meses, o projeto Valorização da Vida.

Na ocasião, foram realizadas diversas atividades com foco em importantes assuntos, como valorizar a vida, desenvolver a inteligência emocional, sensibilizar a empatia e entre outros.

“Como educadora fui observando as dificuldades dos adolescentes em saber lidar com suas emoções, terem baixa autoestima, dificuldades de se colocarem no lugar do outro e até mesmo o autocontrole. Diante de tais demandas, é necessário trabalhar a educação emocional na LBV para que nossas meninas e meninos aprendam a lidar com a vida emocional, sensibilizando-os para as emoções simples e complexas, além de estimulá-los a pensar nos sentimentos alheios e a ter empatia pelo outro. Assim, através desse projeto, assumimos o desafio de educar para valores, paz e a construção da cidadania articulada ao conhecimento sistematizado”, declarou a educadora social e idealizadora do projeto.

ATIVIDADES

Filmes, brincadeiras, jogos, rodas de conversa, pesquisas, desenho livre, cartazes, pintura, artesanato, confecção de painéis e faixas, passeio, dramatização, passeata e exposição foram algumas das atividades realizadas durante o projeto.

A atendida Jhennifer Naiara Gomes, de 12 anos, comentou o que aprendeu com a iniciativa da LBV: “Eu aprendi que nós devemos nos abrir mais, pois um diálogo nos ajuda a entender o próximo, e às vezes ajuda a resolver os problemas. Fizemos muitas atividades bem interessantes e eu gostei da confecção de cartazes, faixas e placas para a passeata, e uma colcha linda que pintamos com desenhos e frases sobre bem-estar, autoestima e respeito. Aqui na LBV é muito bom, porque todos os dias fazemos e aprendemos um montão de coisas boas para a nossa vida. Eu gosto muito de ficar na LBV”.

E Eyshilla Morais, de 12 anos, completou: “As atividades sobre valorização da vida nos fez falar sobre nossas vidas e isso foi muito bom, porque passamos a conhecer mais nós mesmos e nossos colegas, a entender coisas que às vezes víamos de outra forma e, por isso, causava algum tipo de desavença entre nós”.

PASSEATA

Os adolescentes encerraram o projeto com uma passeata e na oportunidade, levaram faixas, cartazes e muita animação, destacando a importância da valorização da vida. Ainda, durante o percurso, os atendidos pediram um abraço a todos que encontravam com o intuito de passar uma mensagem de conforto e empatia.

A atendida Ana Laura Faustino, de 12 anos, destacou a sua participação no projeto: “Eu entendi que temos que valorizar a nossa vida, ajudar e tratar o próximo como a si mesmo, temos que nos colocar no lugar do outro. Quando fomos fazer a passeata pedíamos um abraço às pessoas e elas nos abraçavam tão forte que eu senti que aquele abraço foi verdadeiro, confesso que no início fiquei com vergonha, mas quando abracei uma [pessoa] me senti tão bem que não parei de dar abraços. Essa atividade foi a mais legal, porque eu me senti muito bem em saber que — através dessa passeata com cartazes, faixas, placas e principalmente o abraço — o nosso recado foi dado”.

SERVIÇO

Em Ipatinga, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua João Patrício de Araújo, 225 — Veneza I. Para outras informações, ligue: (31) 3822-8600.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com