Policia

Justiça pede preventiva de policial aposentado que deu fuga a filhos

IPATINGA – Na última terça-feira (30), o Poder Judiciário converteu em preventiva a prisão em flagrante do policial aposentado José Ivanil Santana, 61 anos. Ele é suspeito de ter dado cobertura aos dois filhos após eles terem agredido a facadas duas irmãs na quarta-feira passada em uma lanchonete do bairro Bethânia.
Na ocasião, Simone Agapito da Silva, 36 anos, e Elen Cristina Agapito, 32 anos, foram atingidas por Roberson Flávio Santana. O motivo teria sido um desentendimento das mulheres com a irmã de Roberson, Roseane Noemi de Souza Santana. Momentos antes, as três mulheres teriam discutido no estabelecimento. Roseane teria se retirado do local e retornado pouco tempo depois acompanhada do irmão, armado com uma faca. O homem passou a agredir as duas irmãs, sendo que Simone foi ferida no pescoço e não resistiu aos ferimentos.

FLAGRANTE
José Ivanil foi preso em flagrante logo após o crime por porte ilegal de arma de fogo e por ter ajudados os filhos a escaparem da cena do crime. Agora, as investigações da Polícia Civil, chefiadas pelo delegado Eduardo Vinícius Carvalho, pretendem apurar como se deu a participação do policial aposentado no crime. A polícia ainda não sabe se ele apenas acobertou a fuga dos filhos ou se participou do ato do assassinato. Caso tenha ajudado os filhos a cometerem o crime, o aposentado poderá ser indiciado por tentativa de homicídio.
“Ele (José Ivanil) pode estar envolvido no homicídio. A questão é quando ocorreu a ação dele, após a facada ou antes da facada. Se tiver sido antes, ele assegurou ação. Se foi depois, ele teria assegurado somente a fuga e não teria participado do homicídio”, explicou Eduardo Vinícius Carvalho.

DEPOIMENTO
José Ivanil foi ouvido no dia do crime e logo após foi encaminhado para a Casa de Custódia da Polícia Civil, em Belo Horizonte, local onde ficam agentes à espera de julgamento. Na terça-feira, chegou a circular uma informação de que o aposentado seria liberado e interrogado pelo delegado. Contudo, a decisão da Justiça impediu que o pai dos suspeitos retornasse a Ipatinga.
No início da semana, os filhos de José Ivanil, Roberson Flávio, de 30 anos, e Roseane Noemi, de 28 anos, se apresentaram à polícia e prestaram depoimento. No entanto, foram liberados para aguardarem o fim das investigações em liberdade. Segundo o delegado, a medida se deu porque os dois não são dados a práticas criminosas.
O delegado acredita que o aposentado deverá permanecer preso durante todo o andamento das investigações e do processo. Durante os trabalhos da Justiça, José Ivanil será escoltado caso precise ser ouvido em Ipatinga. Por se tratar de um servidor aposentado da Polícia Civil, ele não corre riscos de sofrer nenhum tipo de sanção administrativa.

ESPOSA
Também será investigada pela Polícia Civil a participação da esposa de Roberson, Andréia Fabiana Barbosa, no assassinato de Simone Agapito. Segundo o delegado, é certo de que ela tenha se envolvido nas agressões que antecederam as facadas às duas irmãs. “Estamos delineando a participação dela nos fatos”, afirmou o delegado. Andréia também se apresentou à Polícia no início da semana, juntamente com o marido e a cunhada, foi ouvida e liberada.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com