Cidades

Justiça mantém Ilca como pré-candidata do PT em BO

Encontro realizado no dia 10 de julho que decidiu pelas candidaturas foi cancelado pela executiva estadual e revalidado pela Justiça

BELO ORIENTE – Na tarde da última sexta feira (29), o juiz da Vara única da comarca de Açucena, Jeferson Val Iwassaki, concedeu liminar em ação cautelar proposta pelo Diretório Municipal do PT de Belo Oriente contra a Comissão Executiva do Diretório Estadual suspendendo as intervenções e consequentemente mantendo a presidente do Diretório Municipal e vereadora Ilca Maria de Lima Viana Carvalho como pré-candidata a prefeita pelo PT em Belo Oriente.

RETALIAÇÕES
Desde que abriu o processo de prévias em abril para escolha da candidatura para as eleições deste ano, o Diretório Municipal do PT de Belo Oriente tem sido alvo de varias retaliações por parte do Diretório Estadual. Conforme a Comissão Executiva Municipal foi aberto um calendário com prazo do dia 06 a 22 de abril para que todos os filiados interessados em concorrer nas prévias que se realizariam em 05 de junho pudessem se inscrever, mas circulou pela rede social um vídeo em que o deputado Durval Ângelo nega que haveria prévias, afirmando que o candidato seria o ex-prefeito Humberto, por vontade do Diretório Estadual.

Ainda no fim de abril, a Comissão Executiva municipal informou que só a vereadora Ilca havia se inscrito para as prévias e, portanto, seria a candidata natural conforme manda o Estatuto e que o ex-prefeito Humberto havia entregue uma carta afirmando que não participaria das prévias. Sucedeu-se, então, uma briga interna para desestabilizar o Diretório Municipal.

ENCONTRO
No dia 10 de julho o PT de Belo Oriente realizou um Encontro na Câmara Municipal de Belo Oriente com a presença do ex-prefeito de Ipatinga Chico Ferramenta e do ex-prefeito de Coronel Fabriciano Chico Simões e lançou a vereadora Ilca Viana como pré-candidata a prefeita pelo PT.
Mas, na última semana de julho, o Diretório Municipal de Belo Oriente foi surpreendido com um comunicado do Diretório Estadual de que aquele Encontro havia sido anulado e que a escolha do nome de Ilca não teria validade.

LIMINAR
“O Diretório Municipal entrou na justiça alegando não ter tido sequer prazo para se defender, e que pelo Estatuto quem escolhe os candidatos a prefeito são os Diretórios Municipais através do processo de prévias. Na sexta-feira à tarde a justiça concedeu a liminar que derrubou a intervenção do Diretório Estadual. Portanto a vereadora Ilca continua sendo a pré-candidata a prefeita pelo PT em Belo Oriente, com convenção marcada para o dia 05 de agosto”, afirma nota distribuída pela vereadora Ilca Viana Carvalho.

A presidente do PT e pré-candidata disse “que o momento é de dialogo para unificar o partido em torno de um projeto que conduza o partido e o município a vitória na campanha.”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com