Cidades

Jovem venezuelana que vive em MG vence concurso global do ACNUR

Projeto “Juntos pelo Esporte” contou com participação de mais de 1.600 jovens refugiados e locais do mundo todo, resultando em fundos para inclusão de refugiados em esportes

SÃO PAULO – A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) anunciou nesta semana os vencedores do segundo Concurso de Arte da Juventude com Refugiados, que celebra o poder do esporte para unir as pessoas. Dentre os cinco designs escolhidos para estampar bolas de futebol pelo concurso “Bola dos Sonhos”, está a venezuelana Skarly de Jesus.

Mais de 1.600 jovens artistas de 100 países enviaram desenhos e artes para serem estampadas em bolas de futebol relacionados ao tema “Juntos pelo Esporte”. Um terço dos participantes foi composto por pessoas refugiadas, solicitantes da condição de refugiado ou pessoas deslocadas internamente. A lista completa dos vencedores pode ser encontrada aqui.

JUIZ DE FORA

Atualmente, a jovem venezuelana de 12 anos mora em Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, com sua mãe, avó e irmão mais novo. A família chegou ao Brasil em setembro de 2020, em busca de proteção internacional devido ao agravamento da crise política, econômica e social na Venezuela.

Skarly ficou sabendo da existência do projeto na Aldeias Infantis SOS Brasil de Juiz Fora, ONG parceira do ACNUR que trabalha na acolhida e integração de famílias venezuelanas. Skarly morou por três meses no centro de acolhida da Aldeias e foi incentivada pelos colaboradores a criar um design para concorrer no concurso, dentre outras atividades de artes promovidas pela organização.

“Meu desenho representa a união no esporte. Na hora em que estava desenhando, parecia que estava exercitando minha mente. Eu sou uma menina refugiada da Venezuela e já estou matriculada no 6º ano do ensino fundamental, sigo estudando e me dedicando ao que gosto de fazer”, afirma.

Muito incentivada pela mãe a se dedicar aos estudos, Skarly está matriculada em uma escola da rede pública da cidade e começou a aprender português ainda no centro de acolhida Aldeias Infantis SOS Brasil de Juiz Fora, ONG parceira do ACNUR que trabalha na acolhida e integração de famílias venezuelanas.

“Para mim, aquele desenho representa felicidade e emoção e foi isso que senti quando recebi a notícia de que meu desenho tinha sido um dos escolhidos. Fiquei muito contente”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com