Cidades

Jamil ganha busto na PMI

Familiares do ex-prefeito participam do descerramento do busto: simplicidade de Jamil foi destacada

 

IPATINGA – O ex-prefeito ipatinguense Jamil Selim de Sales foi homenageado pela Prefeitura Municipal de Ipatinga. Um busto com a imagem do prefeito foi erguido na manhã de ontem (26), no hall do prédio público. Jamil administrou a Prefeitura por três mandatos e ficou conhecido pela sua simplicidade.
Familiares e amigos do ex-prefeito estiveram presentes na homenagem. Durante o evento, a irmã de Jamil, Chames Selim de Sales, se mostrou comovida com a homenagem e agradeceu o carinho de todos. “Este ato reforça que os bons não morrem, pois permanecem na memória das gerações. A semente que meu irmão plantou já cresceu e ainda continua florescendo. É gratificante saber que o trabalho dele ainda é reconhecido”, disse. A homenagem a Jamil fez parte das comemorações pelo 48º aniversário de Ipatinga.
Além de Jamil, o pioneiro Zeza Avelino Souto também foi agraciado. Durante a manhã desta quinta-feira (26), o prefeito Robson Gomes (PPS), equipe de secretariado municipal, familiares, amigos e lideranças comunitárias e setoriais comparecerem à Estação Memória, no Centro, para a instalação oficial do busto do Zeza Souto.
Para o prefeito Robson Gomes (PSB), a iniciativa de poder prestar homenagem a estas duas pessoas relevantes para Ipatinga é, também, uma forma de frisar a importância da história do município. “A instalação dos bustos, além de ser uma homenagem, cumpre uma lei municipal, de autoria do vereador Nilton Manoel. Eles merecem, pois fizeram suas benfeitorias para a cidade e para os ipatinguenses. É com enorme satisfação que recebemos para o tributo os familiares e amigos destes dois homens marcantes”, ponderou.

COMPARATIVO
O filho do ex-prefeito leva o mesmo nome do pai, Jamil Selim de Salles. Jamilzinho, como é conhecido, comparou a cidade no tempo em que era governada pelo pai com os dias atuais. “Existe uma grande diferença da cidade atual para a cidade de hoje. Ipatinga agora é uma cidade muito mais amadurecida e eu praticamente cresci junto com a cidade. Eu brincava nas ruas principais do Centro e a cidade que antes era uma vila hoje é uma cidade com muito verde e muito bonita”, considerou.
Para ele, a cidade tem progredido cada dia mais. “Ipatinga serve de alavanca para toda a região. E é difícil comparar os modelos de gestão de antes com os de hoje porque são épocas diferentes. Há 20 anos, as necessidades eram outras e hoje todo o país está mais violento”, considerou o filho do ex-prefeito, também ex-deputado estadual.

LEGADO

A irmã de Jamil, Zarife Selim de Salles, lembrou as obras que foram realizadas pelo irmão e agradeceu a homenagem. “Essa homenagem é uma alegria muito grande porque Jamil representou muito para a cidade e trouxe muitas coisas boas para o povo. Eu acompanhei toda a trajetória política do meu irmão e ajudei o máximo que pude. O Parque Ipanema e o estádio de Ipatinga foram iniciados durante o governo do meu irmão. Jamil amava Ipatinga, como todos nós amamos Ipatinga”, declarou Zarife.
Jamilzinho acredita que a maior lembrança que as pessoas guardam do pai é a simplicidade com que ele tratava a todos. “É difícil falar qual o maior legado que o meu pai deixou, mas talvez seja exatamente a simplicidade dele. Porque na época dele era possível fazer política de um a um e os eleitores conheciam em quem estava votando. E uma das marcas dele era o acesso do povo à Prefeitura. E hoje e isso é praticamente impossível aqui na cidade”, concluiu Jamilzinho.


O pioneiro Zeza Souto teve seu busto inaugurado na Estação Memória, no Centro

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com