Esportes

Ipatinga sedia Festival Paradesportivo Escolar

Jogo no Ginásio 7 de outubro, na gincana Paradesportiva em 2011    (José Barbosa-ACS/PMI)

 

IPATINGA – Começam nessa quinta-feira (10) os Festivais Paradesportivos Escolares, etapa Regional. A realização foi possível por meio de uma parceria firmada entre o município de Ipatinga com a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ). As competições acontecerão entre os dias 10 e 12 de maio, e valem vaga para a etapa estadual. O evento tem por objetivo informar e capacitar os profissionais para as modalidades paraolímpicas, bem como oportunizar os alunos/atletas a vivência da prática desportiva. A abertura está marcada para esta quinta-feira (10), a partir das 8h, no Ginásio Poliesportivo da Usipa.
No total, participarão cerca de 110 pessoas de 19 cidades, que engloba profissionais de educação física, de fisioterapia e estudantes com deficiência física, intelectual, visual ou paralisia cerebral. Os atletas precisam ter idade entre 12 a 19 anos, obrigatoriamente estar matriculados nas escolas da rede pública, particular e/ou especial de ensino. Além de Ipatinga, apenas Juiz de Fora e Montes Claros foram escolhidas como sede dos Festivais, dentro do Estado de Minas Gerais.
De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Elder Teixeira, o incentivo ao esporte paradesportivo tem grande importância. “Receber esse evento na nossa cidade é uma forma de promover ainda mais a prática paradesportiva e inclusão social. É muito bom saber que Ipatinga está entre as três cidades escolhidas em todo Estado para sediar os festivais. Isso demonstra os investimentos feitos no esporte no município” completou.
As modalidades que serão disputadas são atletismo, bocha, goalball, futebol de cinco, futebol de sete, judô, natação, vôlei sentado e tênis de mesa e de quadra – as mesmas desenvolvidas nas Paraolimpíadas Escolares. Apóiam o evento a Secretaria de Estado da Educação (SEE), IBDEEC, Apae de Ipatinga, Usipa e Associação de Pessoas com Deficiência. O evento acontecerá nas cidades de Ipatinga e Timóteo. Informações no Departamento de Esportes e Lazer pelos telefones (31) 3829-8048 e 3829-8266.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com