Cidades

Ipatinga sedia Congresso Nacional da Central de Movimentos Populares

IPATINGA – Entidades de vários estados brasileiros estarão em Ipatinga a partir desta sexta-feira (25), para participar do V Congresso Nacional da Central de Movimentos Populares que acontece de hoje a domingo (27), no Parque Ipanema.
A coordenação nacional da CMP recebeu a imprensa na tarde desta quinta-feira (24) na Câmara Municipal.

A coordenadora Usânia Aparecida destacou o papel aglutinador da Central e da sua importância para a articulação das entidades. “Temos vários segmentos dentro da CMP que tratam de diversos temas. Mas, a principal função da Central é alinhar as estratégias das entidades filiadas em todo território nacional. Por isso, receberemos em Ipatinga mais de 20 delegações de todos os estados da Federação”, ressaltou.

MOTIVAÇÃO

Em função do encontro os representantes dos estados de São Paulo, Bahia, Paraná, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Rio de Janeiro, Pernambuco, Brasília, Alagoas, Amazonas, Rio Grande do Sul, Pará, Paraíba, Goiás, Rondônia, Maranhão, Minas Gerais e outros locais estarão no município durante o final de semana.

Sobre a escolha de Ipatinga para sediar o encontro nacional, o coordenador Welington Bernardo da delegação do Rio Grande do Norte, contou que a CMP priorizou a cidade em função dos 50 anos do Massacre de Ipatinga. “Vivemos um importante momento da história da luta de classes, pois os arquivos da Ditadura Militar estão sendo abertos em função da criação da Comissão da Verdade. E em Ipatinga essa história de resistência ainda é muito viva”, comentou.

BALANÇO SOCIAL
O objetivo do evento é fazer uma análise dos 20 anos de trabalho da CMP em prol das entidades filiadas que defendem os direitos GLBTS, moradia, idoso, criança e adolescente, mulher, negros, saúde, juventude, economia solidária, trabalhadores sem teto, dentre outras áreas de atuação.

Luiz Gonzaga da Silva, da delegação de São Paulo, falou sobre a necessidade de financiamento na saúde, educação e segurança e como a CMP participa ativamente da transformação social, por uma sociedade mais igualitária. Ele ainda frisou a necessidade de tornar as reivindicações dos movimentos populares em política de estado.

Já Valdilene Lima, representante do estado de Pernambuco, lembrou que a criação do SUS no país é fruto da força dos movimentos populares, e que hoje a CMP dialoga mais abertamente com o governo federal desde a criação do Ministério das Cidades.

DEBATES

O encontro nacional da Central é realizado a cada três anos e o último encontro nacional aconteceu em Brasília no ano de 2009. O eixo de trabalho aprovado na CMP foi políticas públicas com participação popular. A partir daí, ficou instituído o dia 31 de maio como o dia Nacional de Luta por políticas públicas com participação popular.

Além das oficinas temáticas – que vão abordar atuação dos movimentos populares, políticas públicas, participação popular, o papel dos conselhos e conferências na formulação e implantação de políticas sociais – o encontro também prevê debates e a eleição da nova diretoria da CMP.

O V Congresso Nacional da Entidade tem o apoio do Governo Federal, Prefeitura Municipal de Ipatinga, AHI – Associação Habitacional de Ipatinga e Região e Caixa Econômica Federal. O evento contará com cerca de 500 delegados, eleitos em Congressos Estaduais realizados em todo o país.


Luiz Gonzaga da Silva, de SP: reivindicações devem se tornar políticas de estado


Usânia: CMP como órgão aglutinador

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com