Cidades

Ipatinga se manifesta por uma sociedade sem manicômios

(Foto: Wellis Debil – ACS/PMI)

 

IPATINGA – Centenas de pessoas se reuniram na Praça 1º de Maio e seguiram em caminhada pelas avenidas 28 de Abril e João Valentim Pascoal, em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, na tarde desta quarta-feira (15). Os participantes da mobilização distribuíram panfletos com informações sobre as diversas formas de sofrimento mental e serviços e tratamentos ofertados no Programa Municipal de Saúde Mental de Ipatinga.

TIMÓTEO
Uma blitz educativa e uma apresentação musical da banda da APAE Brasil Excepcional marcarão as comemorações, em Timóteo, do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que acontece anualmente no dia 18 de maio. O evento será antecipado para sexta-feira, dia 17, a partir das 13h30, em frente ao Centro de Saúde Mental da cidade (Av. Almir de Souza Ameno, 543, bairro Funcionários).

Com o tema “Se não nos deixam sonhar, não os deixaremos dormir”, a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde fortalece as mobilizações pelo fim das internações de pessoas com distúrbios mentais e pela melhora na qualidade de vida desses pacientes. A mobilização será promovida pelos usuários, familiares e funcionários do Centro de Saúde Mental e contará com a presença de autoridades municipais, além de apoio da Polícia Militar.

A LUTA
A Luta Antimanicomial foi iniciada de forma mais organizada em 1987, obtendo ampla adesão entre os profissionais e gestores de saúde, além de uma lei específica (Lei 10.216/2001 – Lei Paulo Delgado – como diretriz de reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, transferido o foco do tratamento. Antes se concentrava na instituição hospitalar, hoje existe uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos.

SERVIÇOS
A Secretaria de Saúde, através do Centro de Saúde Mental, atende cerca de 800 usuários por mês, com idade acima de 18 anos. São oferecidos serviços de acolhimento, terapia individual e de grupo, reunião de usuários e de familiares, oficinas terapêuticas, atendimento de psiquiatria, assistente social, enfermagem e farmácia. O Centro foi implantado há 20 anos, sendo idealizado pelo psiquiatra Luiz Henrique de Morais, que continua atuando na unidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com