Nacionais

Ipatinga registra saldo negativo de empregos pelo 6° mês consecutivo

IPATINGA – Dados do Ministério do Trabalho divulgados na última sexta-feira (20) revelam um cenário desanimador para a maior cidade do Vale do Aço: Ipatinga registrou em agosto saldo negativo de 544 empregos no mês de agosto.
O número é o resultado da subtração de admissões e demissões no período e é a continuação de uma sequência de resultados ruins acumulados ao longo deste ano. Desde o mês de março, a cidade vem registrando mais demissões que contratações.

No mês passado foram admitidos 2.965 profissionais, enquanto 3.509 perderam seus empregos. No quesito geração de empregos, agosto foi o segundo pior mês para os profissionais de Ipatinga, perdendo apenas para junho, quando 2.723 pessoas foram empregadas.

SETORES

Os números do Estado também foram ruins no mês passado, com mais demissões que contratações e saldo final negativo em menos 1.714 empregos. Na contramão, em todo país, o resultado foi favorável, com 127.648 novos empregos gerados.

Entre os principais setores empregadores de Ipatinga – indústria, comércio, construção civil e serviços – apenas o último teve desempenho positivo no levantamento de agosto, com a geração de 87 novos empregos. Na indústria, foram fechados 272 postos de trabalho, sendo que, deste total, foram 196 baixas somente nas indústrias metalúrgicas da cidade.

Construção e comércio registraram, respectivamente, 315 e 43 empregos a menos no mês passado. Contudo, há, entre os comerciários, boas expectativas com a chegada do fim do ano e, consequentemente, das contratações temporárias no setor.

O setor de serviços, que incluiu, entre outros, os serviços bancários, jurídicos, de corretagem, hotelaria, educação e comunicação, ajudou a diminuir o impacto negativo das outras categorias nos números finais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foram 1.020 admissões contra 933 demissões, resultando em saldo positivo de 87 postos.

A situação de Ipatinga é ainda mais preocupante se forem analisados os dados registrados desde janeiro. A cidade registrou 28.759 desligamentos e extinguiu 841 postos. No Estado e no Brasil, os números neste mesmo período são favoráveis: 124.418 contratações em Minas e 826.684 em todo território nacional.

VALE DO AÇO
As outras três cidades que formam a região do Vale do Aço tiveram resultados melhores que os de Ipatinga no relatório do Ministério do Trabalho. Coronel Fabriciano, por exemplo, gerou 731 nos postos contra 666 demissões e Timóteo também teve bom saldo, com 33 novos empregos.

Embora Santana do Paraíso tenha ficado no vermelho quanto à geração de empregos, seu saldo negativo ainda foi baixo: 167 admissões contra 169 demissões. Saldo de dois postos de emprego perdidos.

O Caged também divulgou dados referentes ao desempenho das 13 cidades que compõem toda a micro região de Ipatinga, onde o resultado também ficou a desejar: foram fechados 479 empregos.

A micro região de Ipatinga é formada pelos municípios de Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Jaguaraçu, Joanésia, Marliéria, Mesquita, Naque, Periquito, Santana do Paraíso e Timóteo. O bloco possui, segundo o Ministério do Trabalho, 22.464 estabelecimentos e responde por quase 2% da geração de empregos em Minas Greais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com