Cidades

Ipatinga reduz em 56% infestação da dengue

IPATINGA – O trabalho permanente das equipes da seção de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Ipatinga tem surtido resultados significativos. Nos últimos seis meses, o município reduziu em 56,2% a infestação geral do mosquito transmissor da dengue. O último Levantamento de Índices Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) apurado esta semana foi de 1,3%. Os estudos anteriores feitos em janeiro e março apontaram focos de dengue 2,6% e 2,9% respectivamente dos locais vistoriados.

O bom resultado do município é fruto da atuação rotineira dos agentes de endemias no controle e, principalmente, prevenção da doença. Este ano, a Secretaria de Saúde de Ipatinga também tem apostado na ampliação de ações de educação ambiental e em saúde, com reuniões e palestras nas associações comunitárias, unidades de saúde, escolas, empresas e eventos diversos. Nos últimos dois meses, foram realizados pelo menos 15 eventos deste tipo.

“As nossas equipes visitam todas as residências, lotes e equipamentos públicos pelo menos uma vez a cada dois meses. Mas a prevenção da dengue requer cuidados simples, mas rotineiros. Por isso, estamos cada vez mais próximos da comunidade, relembrando as orientações sobre os potenciais criadouros do mosquito e como eliminá-los de dentro de suas casas”, pontua a gerente da seção de Controle de Zoonoses de Ipatinga, Eliane Lana.

VIGILÂNCIA PERMANENTE
O último LIRAa apurado é o menor da série histórica dos últimos três anos em Ipatinga. No mesmo período de 2013 e 2014 os índices de infestação do mosquito foram de 3,2% e 1,7%, respectivamente. O Ministério da Saúde considera ideal índice abaixo de 1%. De janeiro a outubro, foram noticiados.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com