Cidades

Ipatinga recebe nova ambulância de suporte básico para o Samu

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga foi contemplada com uma nova ambulância para reforçar o atendimento de emergência na rede municipal de Saúde. A Unidade de Suporte Básico (USB), usada no socorro a pacientes graves e vítimas de acidentes, será incorporada à frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ipatinga. O veículo vai substituir os modelos em uso e ampliar a reserva técnica do serviço.

"Estamos buscando fortalecer e melhorar cada vez mais os serviços de emergência e urgência em nossa cidade, que é referência para toda região. Mesmo diante das dificuldades financeiras dos municípios, por causa da crise econômica nacional, estamos conseguimos o apoio dos governos estadual e federal para garantir avanços em Ipatinga, que beneficiam toda população”, agradeceu a prefeita Cecília Ferramenta, presente durante a cerimônia de entrega da ambulância, realizada na manhã desta quarta-feira (27), no pátio do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.

CISVALES

A doação é proveniente de um convênio firmado pela Prefeitura de Ipatinga junto ao governo do Estado e Ministério da Saúde, por meio do programa de Fortalecimento da Rede de Urgência e renovação da frota. A partir de agora, Ipatinga passa a contar com quatro bases do Samu, três equipadas com USB e uma com UTI móvel – Unidade de Suporte Avançado (USA). A frota atual inclui, também, cinco ambulâncias para reserva técnica. Dos nove veículos do Samu de Ipatinga, três possuem mais de dez anos de uso.

Com a regionalização do serviço, essa frota será incorporada pelo Consorcio Intermunicipal de Saúde dos Vales (Cisvales), que ficará responsável pela gestão do Samu Regional. Ao todo, o novo sistema de funcionamento do atendimento móvel de urgência vai integrar 35 municípios, incluindo Ipatinga, contemplado uma população estimada em mais de 800 mil habitantes na região.

Abertas as inscrições para capacitação do Polo SUS

Estão abertas as inscrições para a capacitação do Polo Institucional de Fortalecimento da Gestão Participativa do Sistema Único e Saúde – Polo SUS. O curso é gratuito e os próximos encontros do projeto serão realizados em Ipatinga, nos dia 11 e 12 de março. A capacitação é voltada gestores, profissionais, conselheiros municipais e representantes de movimentos sociais que atuam nas áreas da Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos. Os interessados podem se inscrever simultaneamente para os Módulos 3 e 4 do curso no site da Universidade Federal de Juiz de Fora (www.ufjf.br/polosus). Ipatinga sedia um dos 17 polos abertos no estado de Minas Gerais, que possui 280 municípios integrantes do projeto. O objetivo é produzir e disseminar conhecimentos e informações para a promoção e equidade na saúde e o fortalecimento da gestão participativa no SUS.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com