Cidades

Ipatinga recebe classificação “B” do Ministério do Turismo

Secom PMI

IPATINGA – O município está incluído na categoria B, da nova metodologia do Ministério do Turismo (MTur) para classificar as cidades pertencentes ao Mapa do Turismo Brasileiro. Para categorizar os municípios foram avaliados variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem e estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais. As 3.345 cidades do Mapa foram agrupadas em cinco categorias hierárquicas de “A” – para os melhores avaliados – até “E” para os piores.

DESTINO
A categoria B é a segunda mais importante dentro dos destinos turísticos do país. Além de Ipatinga, o grupo é formado por outros 166 municípios, o equivalente a 5% das cidades avaliadas pelo MTur. São destinos turísticos de 20 estados, com participação expressiva de localidades das regiões Sudeste, Nordeste e Sul. Juntos os grupos A e B, representados por 218 municípios, respondem por 68% do fluxo doméstico brasileiro e 97% do internacional.

“Fazer parte da classificação B, demonstra que as políticas implementadas pela atual administração para fomento do setor, com a profissionalização e qualificação, estão no caminho certo”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Amarildo José de Assis.

MAPA
O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas do turismo e define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente. O mapa é atualizado periodicamente e sua última versão, de 2013, conta com 3.345 municípios, divididos em 303 regiões turísticas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com