Cidades

Ipatinga recebe 4 médicas cubanas

IPATINGA – A rede municipal de saúde de Ipatinga passará a contar com mais quatro profissionais contratadas pelo programa “Mais Médicos”, do governo federal. As médicas generalistas, todas cubanas, foram recepcionadas pela prefeita Cecília Ferramenta e o secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna, na manhã desta sexta-feira (1º), no gabinete da Prefeitura de Ipatinga. Na primeira fase do programa, Ipatinga foi contemplada com dois clínicos gerais brasileiros, que já atuam nas unidades básicas de saúde do Bethânia e Vale do Sol.

Com a chegada dos novos médicos e as recentes convocações de profissionais especializados em diversas áreas, a atual Administração Municipal, além de recompor, irá ampliar para 40 o número de equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), até o final do ano. Em janeiro, das 37 equipes credenciadas pelo município junto ao Ministério da Saúde, 11 estavam sem médicos e já foram recompostas pela Prefeitura. O anúncio foi feito pela prefeita Cecília Ferramenta, que elogiou o programa federal e destacou a tradição de Cuba nas ciências médicas.

REFORÇO

“Hoje enfrentamos um grande problema, que é a dificuldade de contratar profissionais suficientes para atender à necessidade da população. O ‘Mais Médico’ é um reforço fundamental para atenção básica de saúde”, argumenta a prefeita, salientando que os investimentos na atenção básica refletem na redução do fluxo de usuários que recorrem aos serviços de urgência e emergência médica. “Ou seja, o paciente passa a contar, em seu bairro e próximo à sua casa, com serviços voltados para a prevenção de doenças, garantindo mais qualidade de vida”, complementa a prefeita.

EXPERIÊNCIA
Com 27 anos de experiência em medicina da família e comunitária, a médica Belkis Martinez Vasallo agradeceu a recepção e afirmou que o objetivo do grupo é colaborar com a ampliação do acesso da população a serviços de saúde de qualidade. “Somos todos especialistas em medicina da família e viemos ao Brasil para trabalhar com muito amor e dedicação”, pontua. Ela explica que antes de assumir as atividades, todos os profissionais estrangeiros passam por uma capacitação e realizam testes para a comprovação de que estão aptas para o exercício da função.

INÍCIO

Conforme o secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna, a previsão é que as médicas cubanas comecem a fazer atendimentos em até 10 dias. “É um período de adaptação importante para as profissionais conhecerem toda a rede e os projetos na área de saúde em curso no município”, esclarece. Duas médicas serão designadas para Unidade Básica de Saúde (UBS) do Veneza II. As demais deverão atuar nas unidades do Bom Jardim e do Barra Alegre.

Conforme os critérios do “Mais Médicos”, o município é responsável por custear moradia e alimentação, enquanto o Ministério da Saúde assume o salário e o curso de especialização dos profissionais. A previsão é que as médicas cubanas atuem no Brasil por três anos, prorrogável por igual período. Ipatinga aderiu ao programa federal em 27 de julho, pleiteando oito profissionais, sendo que seis vagas estão preenchidas.

Adesão ao Mais Médicos é uma das ações de reforço
A adesão da Prefeitura de Ipatinga ao programa “Mais Médico” é uma ação complementar ao projeto de qualificação do atendimento ofertado pela rede municipal de saúde. O projeto de reestruturação da rede municipal de saúde, promovido pela Prefeitura, engloba também melhorias no espaço físico das unidades. Em 120 dias, nove das 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ipatinga passarão por reformas estruturais.

Até 2014 está prevista a abertura de duas novas unidades de saúde, sendo que a do Caravelas já foi licitada e uma outra, ainda com localização a ser definida, conta com recursos assegurados pela Prefeitura junto ao Ministério da Saúde. O município também pleiteia novos recursos para aquisição de equipamentos, mobiliários e informatização da rede, por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq), do governo federal.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com