Cidades

Ipatinga recadastra população para melhoria do atendimento do SUS

Trabalho é realizado por ACS’s e começa nesta quarta-feira pelos bairros Vila Militar e Bethânia, devendo ser concluído em todo o município até o final de abril

IPATINGA – A Secretaria de Saúde de Ipatinga inicia nesta quarta-feira (4) o recadastramento da população local para identificação daqueles que usam ou não o Sistema Único de Saúde (SUS) e quais são as condições sociais do contingente de assistidos. A atualização e inserção auxiliam no planejamento das ações de saúde para atendimento à sociedade. De acordo com o Executivo, o levantamento tem o objetivo de enquadrar os moradores no novo modelo de financiamento da Atenção Primária.

ENTREVISTAS

O recadastramento será feito por 60 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), devidamente uniformizados e identificados. Eles irão de porta em porta colher informações sobre cada munícipe. Estarão munidos de um tablet e, por meio de um questionário, os usuários irão responder perguntas relacionadas a moradia e infraestrutura, além de especificar se são adultos, crianças, gestantes, idosos e há ou não a presença de animal na residência. O tempo previsto de cada entrevista é de 15 minutos.

Inicialmente, os trabalhos serão realizados nos bairros Vila Militar e Bethânia. A partir do dia 10, o recadastramento será estendido às demais localidades.

“Além de instruir o nosso planejamento na área, o trabalho proporciona um melhor direcionamento das ações da saúde, de acordo com cada realidade levantada. Por exemplo, se foi observado que determinada área tem grande número de crianças, é preciso estudar a viabilidade de disponibilizar mais vagas de consulta com pediatra”, explica Fabiana Figueiredo, enfermeira e referência técnica.

Ao fim do serviço diário, o Agente Comunitário de Saúde retorna à unidade vinculada ao bairro onde ele realizou o levantamento e, por meio de uma rede Wi-Fi, os dados são transmitidos a um aparelho servidor. A previsão é de que até o fim de abril toda a população de Ipatinga já esteja recadastrada.

O prefeito de Ipatinga Nardyello Rocha enfatizou a importância deste cadastramento para que as políticas de saúde possam ser afetivamente aperfeiçoadas e melhoradas. “Este recadastramento está em sintonia com os objetivos desta atual gestão. Iremos trabalhar para que até o fim de abril todos os moradores de Ipatinga estejam cadastrados. E para cumprir esta a meta dentro do prazo, precisamos que as pessoas recebam bem os nossos agentes, facilitando o acesso deles. Um dos dados importantes que deve ser informado é a renda de cada cidadão, porque o Ministério da Saúde utiliza esse número para fazer o cálculo dos valores destinados ao financiamento dos serviços de atenção básica”, observa o prefeito.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com