Cidades

Ipatinga realiza no sábado o ‘Dia D’ contra a raiva animal

IPATINGA – No município, 5.265 animais, sendo 4.357 cães e 908 gatos, já estão protegidos contra a raiva. No próximo sábado (14) está previsto o “Dia D” da vacinação, encerrando assim a campanha de 2018. Serão montados, em toda a cidade, 30 postos fixos de imunização dos animais, das 8h às 17h. A aplicação das vacinas através de carro volante será finalizada também nesta quinta-feira (12), a partir das 8h, nas partes altas do bairro Nova Esperança. Ao final de todas as ações, a Secretaria de Saúde de Ipatinga espera proteger 18,4 mil cães e gatos contra a doença.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Mara Fernanda Alves, explicou que inicialmente a estratégia de vacinação dos animais foi montada para ocorrer nas partes altas e mais afastadas de cada bairro. “Isto para antecipar e facilitar ao nosso munícipe a proteção dos animais. Nossa expectativa é que a população compareça aos postos de imunização neste sábado para juntos alcançarmos a meta de cobertura vacinal de 80% dos animais da cidade”, ressaltou.

LEISHMANIOSE

Ainda sobre a primeira etapa de vacinação, a diretora ressaltou que “foi importante imunizar, nesta fase, cães e gatos sadios, além de detectar os animais doentes, que não puderam ser vacinados. Isso nos possibilitou uma ação preventiva, na zona rural, para testagem e identificação de animais com Leishmaniose. Ao todo, 165 cães passaram pelos testes, sendo detectados em 31 deles a doença”, detalhou.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ipatinga presta o serviço de eutanásia em animais com sorologia confirmada para Leishmaniose. Em se tratando de raiva animal, desde 2003 Ipatinga não registra casos da doença.

VACINA NA REDE PÚBLICA

Não somente no período de campanha, mas durante todo o ano, o Centro de Controle de Zoonoses, que fica na área da antiga Suplan, no bairro Cidade Nobre, oferta gratuitamente a vacina, no horário de 7h30 às 15h30.

PROTEÇÃO CONTRA RAIVA

A vacina contra a raiva animal tem validade de um ano e é a única forma eficaz de proteger a população de cães e gatos, mantendo a doença sob controle e prevenindo casos em humanos. Portanto, cães e gatos imunizados no ano passado devem ser vacinados novamente. Não há restrição para fêmeas que estejam prenhas, amamentando ou no cio. Animais que estiverem doentes não devem ser vacinados. O filhote que for vacinado pela primeira vez deve receber a segunda dose em 30 dias.

SEGURANÇA

Ao levar seu animal de estimação para vacinar, é importante que tenha coleira ou focinheira, no caso dos mais bravos. Já os gatos, devem ser transportados em caixas para evitar fugas ou acidentes.

Também é importante que o proprietário informe corretamente o número de cães e gatos de sua residência. A ação integra a campanha de conscientização para a posse responsável, fundamental para o controle da população animal da cidade e para a saúde da comunidade em geral.

 

Confira os pontos de vacinação

 

Bethânia

Unidade Básica de Saúde

Escola Municipal Chirlene Cristina

Área próxima à Escola Estadual Chico Mendes

 

Vila Militar

Unidade Básica de Saúde

Escola Municipal Vilma de Faria

 

Vale do Sol

Unidade Básica de Saúde

Centro Comunitário Vale do Sol

 

Bom Jardim

Unidade Básica de Saúde do bairro Bom Jardim I

Unidade Básica de Saúde do bairro Bom Jardim II

Escola Municipal Levindo Mariano

 

Vila Celeste

Unidade Básica de Saúde

Praça Central do bairro

 

Esperança

Unidade Básica de Saúde do Esperança I

Unidade Básica de Saúde do Esperança II

Unidade Básica de Saúde do Nova Esperança

 

Canaã

Escola Estadual Wilson Alvarenga

Unidade Básica de Saúde do Canaã

 

Planalto

Área da lagoa

Escola Municipal Paulo Freire (Parque das Águas)

 

Caravelas

Igreja Católica

Unidade Básica de Saúde

 

Bom Retiro, Iguaçu, Veneza, Jardim Panorama, Vila Formosa

Unidades Básicas de Saúde

 

Limoeiro

Unidade Básica de Saúde

Praça Central

 

Ideal

Escola Estadual Engenheiro Amaro Lanari

 

Cidade Nobre

Centro de Controle de Zoonoses (Suplan)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com