Cidades

Ipatinga realiza coleta de sangue neste sábado

(Foto: Arquivo PMI)

 

IPATINGA – Neste sábado (2) será lembrado o dia de doação de sangue em Ipatinga. Técnicos da Fundação Hemominas estarão na cidade para realizar a coleta, ampliar o estoque do banco de sangue e cadastrar novos doadores. A ação, realizada em parceria com a Prefeitura de Ipatinga, acontece de 8h às 16h, na Faculdade de Medicina do Vale do Aço – Univaço (rua João Patrício Araújo, 195, Veneza I). São esperados 150 candidatos à doação de sangue.

Para ser um doador, a pessoa deve gozar de boa saúde, ter entre 18 e 67 anos, pesar acima de 50 quilos, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade e nem doença de Chagas. É importante que o doador tenha dormido bem na noite anterior e não tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da coleta.

Jovens com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos pais ou responsáveis. O candidato deve comparecer ao local munido de documento de identificação com foto (RG, Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho) dentro da validade. A ação é promovida conjuntamente pelo Hemominas, PMI, Univaço e Igreja Adventista.

CADASTRO E COLETA
Margarete Bittencourt Costa Coelho, assistente social do Hospital Municipal de Ipatinga, explica que o procedimento de doação é simples e rápido. “Antes de efetuar a coleta, o candidato participa de uma palestra relâmpago sobre a importância e o perfil do doador, passa por uma pequena entrevista e, então, é recolhida uma amostra de sangue para avaliação. Todo este procedimento, incluindo a doação, dura em média 30 minutos”, detalha Margarete.

As pessoas interessadas em fazer parte do quadro de doadores de sangue de Ipatinga podem procurar a agência transfusional, instalada no Hospital Municipal de Ipatinga, no bairro Cidade Nobre. O cadastro é realizado de segunda à sexta-feira, de 7h às 19h. Já a coleta é feita, semanalmente, na sede do Hemominas, em Governador Valadares.
Os voluntários recebem transporte e alimentação gratuitamente. A expectativa é restabelecer o serviço, suspenso desde julho passado, até o final de março. Mais informações pelo telefone (31) 3828-5633 ou 3828-5600.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com