Cidades

Ipatinga promove em agosto o 1º Festival de Pipas e Papagaios

IPATINGA – Duas mil crianças são esperadas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga (Semcel) para o 1º Festival de Pipas e Papagaios do município. Com o tema “Em Ipatinga, o céu é o limite”, o evento tem por objetivo valorizar a brincadeira, conscientizando, especialmente, os participantes sobre o não uso de cerol, linha chilena e materiais cortantes. A ação inédita será realizada no principal cartão de visitas da cidade, o Parque Ipanema, no dia 26 de agosto. A área do catavento é o ponto central. As inscrições terão início na próxima segunda-feira (23), das 12h às 18h, na Semcel, que fica no 3º andar da Prefeitura de Ipatinga.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga, Carlos Oliveira, adianta: “Nesses dias, além de resgatarmos a memória das brincadeiras de antigamente, estimulando as práticas saudáveis e a integração da família, nós queremos conscientizar as crianças, adolescentes, jovens e adultos que soltar pipa usando linha chilena ou cerol é crime e coloca em risco a vida de pessoas”, enfatiza.

“Durante o 1º Festival”, complementou o secretário, “nós vamos premiar os participantes que melhor empinarem a pipa, que construírem de forma criativa seu brinquedo, tudo isso de forma responsável. Não queremos fomentar a competição que coloca em risco a vida de pessoas. Mas, vamos ensinar que é possível divertir, brincar e até ganhar prêmios com consciência e responsabilidade”, destacou.

Poderão participar do 1º Festival de Pipas e Papagaios de Ipatinga pessoas a partir de cinco anos de idade. Até 12 anos, crianças e adolescentes poderão se inscrever apresentando autorização de pais/responsáveis. No ato da inscrição, o participante deverá apresentar RG, CPF, comprovante de residência original e cópia, além de 1 kg de alimento não perecível.

PREMIAÇÃO

Três categorias serão usadas para avaliar os primeiro colocados: 1) Tamanho – a maior e a menor pipa/papagaio; 2) Criatividade – beleza e detalhes; 3) Pipa Destaque do 1º Festival. Os vencedores das duas primeiras categorias serão premiados com troféu, medalha e bicicleta. Na categoria Destaque, a premiação será troféu, medalha, cesta de chocolate e uma camisa do Ipatinga Futebol Clube.

As pipas e papagaios deverão ser confeccionados com os seguintes materiais: cola; folha de seda; qualquer outro papel e/ou papelão biodegradável; bambu; taquara; linha ou corda (apenas se for feita de algodão ou lã natural). É proibido o uso de fio de nylon, fita de vídeo ou gravador, linha de anzol, fio de metal, papel laminado, material cortante e cerol.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com