Cidades

Ipatinga pode ter 20 novos leitos emergenciais de combate à Covid

Município cria Comitê Científico para enfrentamento da pandemia. Prefeito garante que governo fará todo o possível para manter escolas e atividades econômicas em funcionamento, mas chama atenção para colaboração indispensável da população

IPATINGA – O município tem a perspectiva de contar com o suporte de 20 novos leitos de UTI dentro das próximas duas semanas. O anúncio foi feito pelo prefeito Gustavo Nunes em entrevista coletiva concedida à imprensa regional na manhã desta sexta-feira (12), na sala de reuniões de seu gabinete, com a presença também da ex-secretária adjunta e agora secretária municipal interina da Saúde, Glennia Geane de Souza Louback; do secretário de Governo, Roberto Silva Soares, e do coordenador do recém-criado Gabinete Científico de Enfrentamento ao Coronavírus, Raphael Rangel.

HOSPITAL MUNICIPAL

Gustavo Nunes adiantou que os leitos serão incorporados à estrutura do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), que possivelmente terá parte de sua rotina habitual de prestação de serviços transferida temporariamente para a Policlínica. Embasada em análise técnica, a negociação está em fase final junto a uma empresa que já atende ao governo federal dentro dos mesmos moldes. Devido à situação emergencial ditada pelo alto nível de ocupação dos leitos reservados a doentes de Covid na cidade e, ainda, tendo em vista que um processo convencional de licitação para aquisição dos equipamentos demandaria um prazo de no mínimo 30 dias, as novas UTI’s devem ser contratadas em sistema de locação. “Ao mesmo tempo, estamos providenciando imediatamente o reforço de nossas equipes profissionais, além da compra de medicamentos e outros insumos necessários para garantir maior qualidade e agilidade na assistência à população”, informou Gustavo.

TENDA E RECURSOS

De acordo com o prefeito, a aquisição de leitos de UTI pelo município, de forma definitiva, deverá ser realizada na sequência. “Contudo, seria inconcebível ficar omissos neste instante, diante das demandas de urgência que estamos enfrentando sobretudo por Ipatinga ser porta de entrada para doentes de mais de 30 cidades pactuadas em nossa microrregião”.

Gustavo ainda informou que a Prefeitura vai resolver de maneira paliativa, nos próximos dias, um problema recorrente de inundações que acontece a cada chuva forte, no Hospital Municipal, em função de deficiências históricas no telhado da edificação. Segundo ele, uma empresa parceira se comprometeu a doar uma grande tenda que cobrirá todo o prédio do HMEM. “Mas todos sabemos que as carências do local requerem soluções permanentes. Diversas áreas vêm funcionando precariamente há anos, e por isso estamos nos mobilizando para captar recursos nas esferas superiores. Como não temos previsão orçamentária nesse sentido e os recursos próprios do município são insuficientes, estamos envolvendo nossos parlamentares em nível estadual e federal para que se unam em defesa desta causa e nos socorram com a viabilização de investimentos mais sólidos e representativos. A verdade é que o Hospital precisa de uma reforma completa”, disse.

O secretário de Governo Roberto Soares revelou que, para tratar especificamente deste assunto junto ao Ministério da Saúde, uma audiência em Brasília está confirmada para a próxima semana. Na ocasião, o prefeito Gustavo Nunes deverá estar acompanhado de um grupo de deputados que tem atuado em favor da região.

CENTRO DE ENFRENTAMENTO

O chefe do Executivo de Ipatinga informou ainda que a Prefeitura espera entregar à comunidade, na próxima semana, parte da estrutura do Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, que funcionará no antigo Restaurante Popular, no Novo Centro. “Esta obra deveria ter sido finalizada pelo governo anterior ainda em dezembro de 2020. Porém, isto não aconteceu e então nos reunimos com a empresa responsável pela construção no mês de janeiro, para exigir prioridade. Soubemos que a prestadora de serviço tocava também, na ocasião, uma outra obra do município, de caráter menos urgente. E assim, para acelerar o processo, pedimos que todo o pessoal envolvido nesse trabalho fosse redirecionado e concentrado na empreitada mais imprescindível”, contou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com