Cidades

Ipatinga perde o pioneiro e um de seus emancipadores Elias Correa de Oliveira

Foto: Cidadão Honorário de Ipatinga, Elis Correa também foi agraciado com o diploma Reconhecer, instituído na administração do ex-prefeito Nardyello Rocha

IPATINGA – O município perdeu nesta segunda-feira, aos 87 anos, o pioneiro Elias Correa de Oliveira, ex-vereador e um dos artífices da emancipação do município, então distrito de Coronel Fabriciano. Elias Correas foi internado para tratar de uma infecção urinária, acabou se contaminando com o coronavírus e faleceu em decorrência de complicações da covid-19. Elias Corrêa de Oliveira nasceu em Coroaci – MG, no dia 6 de junho de 1934. Elias foi casado com casado com Iracema Coelho Xavier de Oliveira (in memorian).

Elias Corrêa e Iracema casaram-se no dia 30 de setembro de 1961. O casal teve seis filhos: Carlos Magno, Marcos Vinicius, Junia Elisa, Leila Maria, Júlio César e Elias Júnior. Iracema veio a falecer no dia 1º de maio de 2017.

A VINDA PARA IPATINGA

Transferiu residência para Ipatinga no ano de 1961 e instalou a Padaria Ipatinga, a primeira no Centro da cidade. Foi também um dos fundadores do O Ipatinga, o primeiro jornal periódico do então distrito, que circulou no ano de 1963 com objetivo de mostrar o potencial do lugarejo com vistas à emancipação.

Membro da Sociedade de Amigos de Ipatinga, lutou pela emancipação do município, participando ativamente do movimento. Ocupou o cargo de vereador de Ipatinga no período de 1965 a 1967, um mandato-tampão, pelo Partido Social Democrático – PSD.

Em 11 de abril de 1966 deixou o cargo que foi assumido por Raimundo Bento Barbosa, o primeiro suplente a ser empossado na Câmara de Ipatinga.

Foi secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Ipatinga no período de 1976 a 1982, época em que era filiado ao Movimento Democrático Brasileiro – MDB.

Um dos integrantes da Comissão Pró-Emancipação de Ipatinga, Elias Corrêa foi reconhecido como um dos mais participativos membros da comissão que emancipou a cidade.

Elias Correa, ao lado do então governador Magalhães Pinto, foi um dos mais atrivos integrantes da Comissão de Emancipação de Ipatinga

PARTICIPATIVO

Elias Corrêa foi diretor-fundador do Centro Comunitário Cristão (C-3) de Ipatinga, de 1978 a 1982; vice-presidente da Liga de Desportos de Ipatinga no período de 1979 a 1981; diretor da Associação Comercial de Ipatinga no período de 1979 a 1981 e 1984 a 1986. Foi também um dos fundadores do Comercial Esporte Clube e do Independente Esporte Clube.

Elias Corrêa de Oliveira e Iracema Coelho Xavier de Oliveir tiveram seis filhos: Carlos Magno, Marcos Vinicius, Junia Elisa, Leila Maria, Júlio César e Elias Júnior.

CIDADÃO HONORÁRIO

Elias Corrêa de Oliveira foi homenageado com o título de “Cidadão Honorário de Ipatinga” no dia 16 de novembro de 2011.

Elias foi também um dos fundadores do Comercial Esporte Clube e do Independente Esporte Clube. (Fonte: Ipatinga Cidade Jardim)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com