Cidades

Ipatinga já vacinou mais de 37 mil pessoas contra a gripe

IPATINGA – A Secretaria Municipal de Saúde já imunizou 37.249 pessoas contra a gripe, o que corresponde a 72,6% do público-alvo da campanha. As Unidades Básicas de Saúde ainda têm doses disponíveis e um novo carregamento, com aproximadamente 12 mil unidades restantes, deve ser entregue à cidade na terça-feira (17). As vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde à Superintendência Regional de Saúde (SRS-MG), responsável pela distribuição aos municípios.
A campanha segue até a próxima sexta-feira (20), sem previsão de prorrogação. Em Ipatinga, a população conta com 17 salas de vacinas, com funcionamento de segunda à sexta, conforme horário de cada unidade básica de saúde.

GRUPO
A vacina contra a gripe é gratuita na rede pública para os grupos de pessoas suscetíveis a desenvolver quadros graves da doença. São eles, idosos (60 anos ou mais), crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes (em qualquer idade gestacional) e mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias. Também é assegurada aos trabalhadores de saúde que no exercício da profissão, lidem diretamente com doentes, e aos portadores de doenças crônicas, como as cardiovasculares, renais, neurológicas crônicas, obesos mórbidos, diabéticos e pacientes com deficiência no sistema imunológico (transplantados, portadores de HIV etc).

META
A meta é imunizar, no mínimo, 80% dos grupos prioritários, que somam 51.226 pessoas. A vacina ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra o H1N1, H3N2 e Influenza B. É segura e a única contra indicação é para pessoas que tenham alergia a proteína do ovo. É importante que os grupos prioritários se imunizem durante a campanha, já que o organismo demora de duas a três semana para desenvolver anticorpos contra o vírus.
No dia da vacinação, é importante apresentar a identidade, cartão de vacinas (crianças), certidão de nascimento da criança (puérperas), indicação médica (pessoas com doenças crônicas na faixa etária dos cinco aos 59 anos) e comprovante de vínculo empregatício e atuação na área (profissionais da saúde).

IDOSOS E CRIANÇAS
Dentre os grupos prioritários da campanha, a Secretaria de Saúde de Ipatinga destaca a importância da imunização para idosos e crianças. No município, cobertura vacinal nestes dois grupos segue em 74,5% e 60,5%, respectivamente. Estudos apontam que a vacina reduz em 40% as internações hospitalares e em 75% o risco de óbito por complicação por gripe nos dois grupos. As crianças vacinadas pela primeira vez devem tomar a dose de reforço em 30 dias.
Em Ipatinga, as doses também estão asseguradas às mais de mil crianças e adolescentes até os 17 anos assistidas pelo Respirar, programa municipal que garante acompanhamento e medicação gratuita para prevenir agravos de doenças respiratórias crônicas, tais como asma e bronquite.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com