Cidades

Ipatinga já vacinou 27% dos grupos prioritários

A vacinação diminui a circulação do vírus e beneficia indiretamente as pessoas que convivem com os grupos prioritários

IPATINGA – Em apenas um dia de campanha de vacinação contra a gripe, Ipatinga já imunizou 27,7% do público-alvo. O grupo de pessoas com mais riscos de desenvolver quadros graves da doença é formado por 51 mil pessoas, das quais 14.210 foram vacinadas gratuitamente pela rede municipal de Saúde no último sábado (30). Neste dia, todas as 21 Unidades Básicas de Saúde funcionaram em horário especial, das 8h às 17h. A campanha segue até 20 de maio.

A dose é gratuita na rede pública de saúde para idosos (60 anos ou mais), crianças de 6 meses a menores de cinco anos, gestantes (em qualquer idade gestacional) e mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias. Também é assegurada aos trabalhadores de saúde que no exercício da profissão, lidem diretamente com doentes, e aos portadores de doenças crônicas, como diabéticos, pessoas com doenças cardiovasculares, renais, neurológicas crônicas, obesos mórbidos e imunodeficientes.

RISCO DE ÓBITO
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é determinada pelo Ministério da Saúde (MS), respaldada por estudos e observação de comportamento do vírus. “Eles têm prioridade por serem suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias e maior risco de óbito. Mas as pessoas de sua convivência também são beneficiadas indiretamente, pois ao vacinar este grupo diminui a circulação do vírus e menos pessoas ficam doentes”, explica a coordenadora de Imunização da Vigilância Epidemiológica da PMI, Telma Siman.
Medidas de higiene pessoal, como lavar as mãos e cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar (se possível, usando lenço descartável), segundo a profissional, também são fundamentais para evitar a proliferação dos vírus.

ATENDIMENTO
Em Ipatinga, durante a semana, o atendimento dos grupos prioritários da campanha é realizado de segunda à sexta, no horário de funcionamento das 17 unidades de saúde equipadas com salas de vacinação. No dia, é necessário apresentar documento de identificação com foto e o cartão de vacinas. Doentes crônicos devem levar a indicação médica e os trabalhadores de saúde, documento que comprove a atuação na área e contato direto com o publico.
As doses são enviadas pelo MS à Superintendência Regional de Saúde (SRS-MG), responsável pela distribuição aos municípios.

VACINA SEGURA
O período de maior circulação da gripe vai do fim de maio até agosto. Daí a importância de se imunizar no período da campanha, já que o organismo demora de duas a três semanas para desenvolver os anticorpos contra o vírus. A dose ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra o H1N1, H3N2 e Influenza B. A vacina é segura e a única contra indicação é para pessoas que tenham alergia a proteína do ovo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com