Cidades

Ipatinga inicia projeto piloto de coleta seletiva

IPATINGA – O 21 de setembro, data em que se comemora nacionalmente o Dia da Árvore, ganhou um novo significado em Ipatinga, nesta sexta-feira, com o lançamento pelo prefeito Nardyello Rocha, no Viveiro Municipal, do projeto piloto de Coleta Seletiva. Uma antiga necessidade do município e discutida em várias instâncias, a ideia jamais chegou a ser operacionalizada pelo poder público. Com foco numa cidade mais limpa e sustentável, a iniciativa eleva a cultura socioambiental da população, será também capaz de gerar mais renda para o município e os catadores de materiais recicláveis, além de dar à comunidade local o status de referência para a grande maioria dos centros urbanos do país.

Desde a última segunda-feira (24), cerca de 100 coletores de materiais recicláveis (metal, papel, plástico e vidro) serão colocados em pontos estratégicos da cidade, inicialmente nos bairros Cidade Nobre, Horto e Veneza.

Além do chefe do Executivo, o evento de lançamento do projeto de Coleta Seletiva, promovido conjuntamente pelas secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e Educação, contou a presença do presidente da Câmara Municipal, Jadson Heleno, diversos outros vereadores, representantes de entidades de catadores de recicláveis, policiais da Companhia de Meio Ambiente e o bispo emérito da diocese de Itabira-Fabriciano, Dom Odilon Guimarães.

Com grande entusiasmo, participaram também alunos das escolas das redes municipal e estadual dos bairros Veneza, Horto e Cidade Nobre, onde serão implantados os primeiros coletores, mais um grupo de crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) do bairro Caravelas, que realizou uma emocionante apresentação artística muito aplaudida por todos. Na oportunidade, foram revelados ainda os nomes dos estudantes que venceram o concurso para a escolha do nome da mascote e slogan do projeto.

INVESTIMENTO

Para iniciar o projeto, foram investidos R$ 240 mil, montante disponibilizado pelo Ministério Público de Ipatinga a partir da arrecadação de multas aplicadas em empresas por prática de crimes ambientais. A iniciativa conta ainda com parcerias da Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço (Arpava) e Vital Engenharia.

Atualmente, a cidade de Ipatinga gera em média 4.247 toneladas de resíduos sólidos domiciliares por mês. Desse total, cerca de 50 toneladas são recicláveis, que poderiam – e deveriam – ser reaproveitadas. Contudo, esse índice hoje é de apenas 1,1%.

MASCOTE E SLOGAN

Durante o mês de setembro, os alunos das escolas municipais Padre Bertollo, do bairro Cidade Nobre; Nelcina Rosa de Jesus e Márcio Andrade Guerra, dos Venezas I e II, e Escola Estadual Márcio Aguiar da Cunha, no Horto, participaram de atividades escolares de conscientização socioambiental.

Foi durante o mesmo período que se desenvolveu um concurso dentro de cada escola para a criação do nome da mascote e definição do slogan do projeto. A estudante Maria Clara Pereira Emerick, de dez anos, aluna do 5º ano da Escola Municipal Padre Bertollo, foi a campeã do concurso de mascote, que recebeu o nome de “Zé Coleta”. Exultante, ela exibia o celular que ganhou.

COMO FUNCIONA

A coleta seletiva terá ainda um caráter social, uma vez que a Associação dos Catadores de Recicláveis de Ipatinga (Ascari), Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Vale (Amavale) e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Vale do Aço (Coopcava) ficarão responsáveis pela coleta e destinação final dos materiais recebidos nos coletores do projeto.

A Ascari receberá os resíduos provenientes do bairro Cidade Nobre, a Amavale ficará responsável pela captação no bairro Veneza (I e II) e, por fim, a Coopcava se encarregará do recolhimento no bairro Horto.

“O processo começa em casa, com a separação do lixo. Em seguida, esses resíduos devem ser levados pelos moradores até os coletores, e aí entram as associações que são parceiras do projeto. Cada uma dessas entidades terá as chaves dos coletores, onde recolherão o lixo e darão a destinação final para ele”, explicou a diretora do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Ipatinga, Núbia Ferreira.

Além dos coletores, o recolhimento também será realizado por meio de um sistema porta a porta. Funcionários da Vital Engenharia, em dias e horas marcados, passarão em frente às residências desses três bairros já selecionados para recolher os resíduos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com