Cidades

Ipatinga inicia campanha contra sarampo e pólio

IPATINGA – Os pais e responsáveis por crianças na faixa etária de um até quatro anos, 11 meses e 29 dias têm compromisso de protegê-las contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo. A partir desta segunda-feira (6), até o dia 31 de agosto, a Secretaria de Saúde de Ipatinga realiza no município a campanha de vacinação contra estas doenças. As vacinas estão disponíveis em 17 salas de vacinação (confira os locais abaixo), que funcionam das 7h30 às 15h30.

Iniciada em todo o país, a mobilização terá em 18 de agosto, um sábado, o ‘Dia D’, com a participação de aproximadamente 230 profissionais nas Unidades Básicas de Saúde de Ipatinga. Nesta data, 20 salas de vacinação serão abertas, das 8h às 17h.

O público-alvo da campanha é estimado em 12.374 crianças. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 95% delas, o que corresponde a 11.755.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Mara Fernanda Alves, “o poder público tem os pais e responsáveis como parceiros neste trabalho de manter longe das crianças essas doenças, uma vez que são eles que levam o público-alvo às salas de imunização com a caderneta de vacinação para avaliação e registro”.

BAIXA COBERTURA

Atualmente, a cobertura de poliomielite e sarampo no município está abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde. Somente 65% das crianças, dentro da faixa etária indicada pela campanha, estão protegidas contra a polimielite e 80% contra o sarampo. E há três casos suspeitos de sarampo no município, investigados neste momento por técnicos do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Ipatinga.

A médica pediatra Lara Vieira reforça que não há tratamento específico para o sarampo e alerta sobre os riscos de sequelas em crianças que adquirem a doença.

“O sarampo é uma infecção viral, que afeta principalmente bebês durante o primeiro ano de vida. Não existe tratamento específico com antibiótico para a cura da doença. Por isso, a vacina é a melhor forma de prevenção. As pessoas não imunizadas correm o risco de complicações graves, provocadas por encefalites, que podem gerar paralisias cerebrais que levam até mesmo à morte”, explica.

‘Seu’ João Cassemiro é avô do pequeno Gabriel Carvalho, de quatro anos, e de Isadora Carvalho, de sete. Nesta segunda-feira (6), a família compareceu à Unidade de Saúde do bairro Cidade Nobre para colocar em dia o cartão de vacinação.

Para Cassemiro, “é importante proteger os meninos contra as doenças, principalmente porque há alguns casos registrados em algumas partes do Brasil. Vacinar é um ótimo remédio pra garantir a proteção”, disse ele, após a imunização de Gabriel.

Esquema vacinal da poliomielite (somente crianças):

– VIP (Vacina Inativada de Poliomielite) aos 2, 4 e 6 meses;

– reforços com VOP (Vacina Oral da Poliomielite) aos 15 meses e com 4 anos.

 Esquema vacinal contra o sarampo:

– crianças: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses (a tetra viral) de idade;

Não devem receber a vacina:

– casos suspeitos de sarampo;

– gestantes, que devem esperar para serem vacinadas após o parto. A recomendação do MS para as mulheres que planejam engravidar é de que seja feito um exame de sangue para verificar se já estão imunes à doença. Se não estiverem, essas mulheres devem se vacinar um mês antes da gravidez;

– menores de seis meses de idade;

– imunocomprometidos

Confira os locais de vacinação em Ipatinga

UBS Barra Alegre

UBS Bethânia

UBS Bom Jardim

UBS Bom Retiro

UBS Canaã

UBS Caravelas

UBS Cidade Nobre

UBS Esperança I e II

UBS Iguaçu

UBS Jardim Panorama

UBS Limoeiro

UBS Nova Esperança

UBS Vale do Sol

UBS Veneza II

UBS Vila Celeste

UBS Vila Militar

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com