Cidades

Ipatinga faz campanha de doação de sangue

IPATINGA – No próximo sábado (19), Ipatinga realiza campanha de doação de sangue. Técnicos da Fundação Hemominas estarão na cidade para fazer a coleta, ampliar os estoques regionais e cadastrar novos doadores. A ação, desenvolvida numa parceria entre Prefeitura de Ipatinga, Hemominas e Unipac Vale do Aço, vai acontecer de 9h às 16h, no campus da instituição de ensino, no bairro Bethânia (rua Salermo, 299, sala 109).

Para doar sangue, a pessoa deve ter e estar com boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, pesar acima de 50 quilos e não ter tido hepatite após os 10 anos e nem doença de Chagas. O candidato também não pode ter se submetido a exame de endoscopia ou broncospia, nem ter feito tatuagem nos últimos 12 meses. Jovens com 16 e 17 anos podem se candidatar à doação de sangue com a presença dos pais ou responsáveis ou autorização.

É importante que o doador tenha dormido bem na noite anterior e não tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da coleta. No dia da doação, o candidato deve comparecer ao local munido de documento de identificação com foto (Carteiras de Identidade, de Trabalho, de Habilitação, do Conselho de Classe ou Certificado de Reservista) dentro da validade.

CADASTRO E COLETA
Com o tema “Você pode dar mais sangue nesta causa!”, a campanha tem o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue. Coordenadora de serviços de saúde do Hospital Municipal Eliane Martins, Maria Aparecida Rezende reforça que o procedimento de coleta é simples, rápido e seguro para o doador, mas é imprescindível para quem recebe a transfusão, já que o sangue humano é insubstituível.

“Em cada doação são retirados, em média, 450 mililitros de sangue. O que é pouco, já que uma pessoa adulta tem em seu corpo, cerca de 5 litros de sangue, e o próprio organismo se encarrega de repor o volume coletado. Mas uma única doação pode salvar até quatro vidas”, enfatiza.
A profissional reforça que, antes do doar, o candidato passa por uma rápida entrevista e avaliação clínica. “Todo o material utilizado na coleta é descartável, e o procedimento, incluindo a coleta, dura em média 30 minutos”, completa.


Prefeitura retoma serviço de captação de voluntários
IPATINGA –
Em junho deste ano, a Prefeitura de Ipatinga retomou o serviço de captação de novos doadores e coleta de sangue da agência transfusional, instalada no Hospital Municipal Eliane Martins, no bairro Cidade Nobre. Semanalmente, os doadores cadastrados são encaminhados para a unidade da Fundação Hemominas, em Governador Valadares, onde é realizada a doação de sangue. Além do transporte, o município oferece alimentação aos voluntários.

As pessoas interessadas em fazer parte do quadro de doadores de sangue de Ipatinga podem procurar o Serviço Social do HMI. O cadastro é realizado diariamente, inclusive nos finais de semanas e feriados, de 7h às 19h. O prazo mínimo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres.
Vale lembrar que legislação trabalhista garante um abono, a cada 12 meses, em caso de doação de sangue voluntária comprovada pelo trabalhador. Mais informações pelos telefones (31) 3828-5633 ou 3828-5600.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com