Cidades

Ipatinga define retorno de aulas 100% presenciais

A partir do dia 20 de outubro, todas as unidades escolares passarão a funcionar com comparecimento total de estudantes, sendo encerrado o ciclo do ensino remoto

IPATINGA – As aulas na rede municipal, conveniada e privada de ensino de Ipatinga  voltarão a ter a presença de todos os alunos dentro das próximas duas semanas, conforme o Decreto nº 9.829, publicado pelo Executivo na sexta-feira (8), no Diário Oficial. A partir do dia 20 de outubro, todas as unidades escolares passarão a funcionar em sistema totalmente presencial, findando de vez o ensino remoto que já durava desde março de 2020 e, também, como revezamento em alguns educandários, desde agosto.

PANDEMIA SOB CONTROLE

O prefeito Gustavo Nunes destacou a importância do retorno das aulas presenciais e reafirmou que tal medida só é possível graças aos números controlados da pandemia na cidade. “Sempre afirmei que a educação é uma das prioridades da nossa administração.

Todos os passos foram dados de forma gradativa e com muito cuidado, já que tínhamos que tomar como base, em primeiro lugar, os números da Covid-19 no município. Logo no início do nosso mandato, adotamos o formato semipresencial, pois entendíamos o quão importante era o retorno dos alunos aos educandários, e em agosto demos o segundo passo, com a abolição do formato 100% remoto, mas ainda com o revezamento. E agora, com os números bem mais controlados, vimos que era a hora de todos voltarem de vez para a escola”, explanou o chefe do Executivo.

A decisão também é amparada nos scores quinzenais apurados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que possibilitam há um longo tempo, tecnicamente, 100% de ocupação nas salas de aula, uma vez que todos os professores aptos já tomaram as duas doses de vacina e o município já está agendando a vacinação de adolescentes de 12 anos, sem comorbidade, além de ter aplicado um total de mais de 300 mil doses de imunizantes.

PROTOCOLOS

Segundo o novo Decreto, em conformidade com o que já havia sido publicado nos Decretos 9.666/2021 e 9.737/2021, os protocolos como o uso de máscaras e higienização dos ambientes coletivos continuarão sendo seguidos à risca. 

A secretária de Educação do município, Patrícia Avelar, falou sobre a importância de todos os alunos estarem presentes nas escolas. “Como já explanado pelo prefeito Gustavo Nunes, todos os passos para que conseguíssemos chegar a este formato foram minuciosamente discutidos. Temos que considerar também que o retorno de forma sempresencial no início do ano foi um ‘case’ de sucesso e colaborou para que chegássemos no cenário atual, com números de contaminação e ocupações de leitos bastante controlados. Com o retorno, ganham todos: alunos, professores, pais e aqueles que de alguma forma estão envolvidos com o sistema educacional, seja ele público ou privado”, resumiu.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com