Esportes

Ipatinga debate fomento e incentivo das políticas públicas de esportes e lazer

IPATINGA – Na última terça feira (04) aconteceu a primeira reunião do Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Ipatinga (COMEL) após a sua regularização. Participaram representantes do poder público e da sociedade civil com objetivo apresentar e discutir as ações e os mecanismos de incentivo e fomento das políticas públicas do esporte e lazer no município. Na oportunidade, foi apresentada a nova equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer – SEMCEL.

Diversos assuntos relevantes foram tratados durante o encontro, como o retorno das atividades presenciais do esporte na cidade, os convênios aprovados junto ao Ministério do Esporte, as parcerias a serem celebradas com a LDI – Liga de Desportos de Ipatinga e a LIESPE – Liga Ipatinguense de Esportes Especializados. Ainda, esteve em pauta a recém-sancionada Lei Municipal nº 4.139, que inclui entre as atividades essenciais os estabelecimentos de prestação de serviços de Educação Física, sejam eles públicos ou privados. A decisão foi oficializada em 30 de março pelo prefeito Gustavo Nunes, considerando o trabalho dos profissionais do segmento também como “um instrumento para prevenir doenças físicas e mentais” em meio às delicadas circunstâncias impostas pela pandemia.

SÚDE FÍSICA E MENTAL

Alessandro Máximo, secretário da SEMCEL, destaca que “a atual gestão entende a importância do esporte na vida das pessoas, reconhecendo-o como forma de prevenir a saúde física e mental dos cidadãos de todas as faixas etárias”.

De acordo com Michael Simon, diretor do Departamento de Esporte e Lazer: “Aproximadamente 20 mil pessoas são assistidas pela prática de esportes na cidade, seja de forma direta, por meio de projetos do município, ou indiretas, com a prática de diversas modalidades nos equipamentos esportivos. Em convênio com a LDI, proporcionamos o fomento ao futebol com diversos campeonatos. São inúmeras agremiações envolvidas. E com a atuação da LIESPE, além de certames dos esportes especializados, apoiamos também atividades de futsal, judô, vôlei”, ressaltou.

MAIS AUTONOMIA

Por iniciativa da SEMCEL, foram apresentadas na reunião as necessidades de alteração das Leis 30.039/2014 (do FUNDEL – Fundo de Desenvolvimento do Esporte e Lazer) e 3.552/2013 (do COMEL – Conselho Municipal de Esportes e Lazer). A busca é por maior autonomia aos mecanismos de esporte e lazer no município.

Outras informações a respeito do Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Ipatinga podem ser obtidas no site da prefeitura (www.ipatinga.mg.gov.br) ou pelo telefone (31) 3829-8049.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com