Cidades

Ipatinga: curso de primeiros socorros prepara servidores da Educação para emergências

IPATINGA – Cerca de 50 auxiliares de cantina da rede municipal de Educação participaram na última semana, em Ipatinga, de um curso de capacitação quanto a procedimentos de primeiros socorros. As palestras foram realizadas no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins, no bairro Cidade Nobre, e foram ministradas por profissionais do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), órgão ligado à Secretaria de Saúde.

O objetivo do curso foi prover segurança e eficiência em situações de emergência que possam surgir durante o desenvolvimento do trabalho. Após receberem as instruções, os servidores estão aptos a atuar corretamente no auxílio a casos de urgência em todas as escolas da rede.

“Neste primeiro momento, devido ao recesso escolar que acontece no mês de julho, atendemos parte dos profissionais. Há algum tempo já víamos a necessidade do treinamento para a equipe, para ter o melhor enfrentamento das situações que exigem este conhecimento. São cerca de 250 auxiliares de cozinha que atendem a rede municipal, e nossa intenção é contemplar 100% dos profissionais com o curso. Agrademos ao SAMU por nos proporcionar esta capacitação gratuita, que certamente poderá salvar vidas”, informou a Secretária Municipal de Educação, Eva Sônia.

As aulas são teóricas (com a exposição da Lei e suas exigências) e também práticas, quando os participantes podem praticar manobras com o auxílio de um boneco.

O gerente da Seção de Articulação e Apoio à Gestão Escolar, Ney Robson Ribeiro, conta que as profissionais da área da Educação aprenderam como identificar e proceder em casos de desmaio, crise convulsiva e engasgo parcial e total. Houve preocupação também quanto a quadros que possam evoluir para paradas cardiorrespiratórias, sendo treinada ressuscitação para bebês, crianças, adolescentes e adultos. “É importante ressaltar que todos os procedimentos são adotados até que a equipe especializada do SAMU chegue ao local e assuma a ocorrência”, concluiu.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com