Cidades

Ipatinga avalia índice de dengue

CRÉDITO: Secom PMI

IPATINGA – De segunda a quarta-feira (19 a 21), os agentes de controle de endemias da Secretaria de Saúde de Ipatinga estarão em campo para fazer o novo Levantamento de Índices Rápido de Aedes aegypti (LIRAa). Pelos menos 80 profissionais estarão envolvidos no trabalho. Serão vistoriadas casas, lotes vagos, logradouros públicos e locais com possíveis focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e das febres chikungunya.

O LIRAa serve para o município mapear onde estão os principais focos do mosquito transmissor da dengue e das outras doenças. Também é um instrumento para avaliar se as ações em curso pela Prefeitura de Ipatinga continuam surtindo efeito e se a comunidade continua parceira na prevenção permanente da dengue. A partir desses dados, o município consegue definir novas estratégias e intensificar as ações de prevenção e controle já existentes, sobretudo, nos bairros onde forem apurados os maiores índices.

Os agentes de controle de endemias de Ipatinga trabalham uniformizados e são identificados com crachá funcional, com foto, nome, matrícula e cargo.
Em caso de dúvida, o morador pode confirmar a identidade do profissional junto ao Centro de Controle de Zoonoses de Ipatinga pelos telefones 3829-8383 e 3829-8313.

O resultado será divulgado em até 10 dias. Os últimos levantamentos foram feitos em janeiro (2,2%) e março (2,9%). Até o momento, foram notificados 683 casos de dengue e nenhum registro das febres chikungunya e zika.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com