Cidades

Ipatinga aguarda envio de vacinas para continuar campanha anti-gripe

A vacinação está garantida para os grupos prioritários da campanha até o dia 20 de maio
CRÉDITO: Secom PMI

IPATINGA – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aguarda o envio de nova remessa de vacinas para continuar a campanha contra a gripe. As doses são fornecidas pelo Ministério da Saúde à Superintendência Regional de Saúde (SRS-MG), responsável pela distribuição aos municípios. Em apenas dois dias de campanha, a rede de saúde de Ipatinga já aplicou 21.839 doses, garantindo a proteção de 41% dos grupos prioritários, estimado em 51.266 mil pessoas.

COMUNICAÇÃO

A comunidade será informada sobre a normalização do serviço tão logo a rede municipal de Saúde receba novo estoque. Conforme nota enviada pelo Ministério da Saúde, a vacinação está garantida para os grupos prioritários da campanha até o dia 20 de maio. São eles: idosos (60 anos ou mais), crianças de 6 meses a menores de cinco anos, gestantes (em qualquer idade gestacional) e mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias, trabalhadores de saúde que no exercício da profissão lidem diretamente com doentes, e aos portadores de doenças crônicas, como diabéticos, pessoas com doenças cardiovasculares, renais, neurológicas crônicas, obesos mórbidos e imunossuprimidos.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Ipatinga, Telma Semirames, enfatiza que as doses recebidas são quantificadas para atender estes grupos de pessoas, mais suscetíveis a evoluir para quadros graves da doença, gerando internações e podendo evoluir para óbito. “A vacinação destas pessoas evita estas situações mais graves e diminui a circulação do vírus, por meio da proteção indireta das pessoas de sua convivência”, explica.

Sem caso de H1N1

Até o momento, não há casos confirmados de síndrome respiratória aguda grave por influenza (H1N1) em Ipatinga. Mas a rede municipal de saúde está capacitada para diagnosticar e tratar adequadamente os pacientes que apresentarem quadro suspeito da forma grave da doença. “Em caso de sintomas, a orientação é evitar a automedicação, locais com grande circulação de pessoas e buscar o primeiro atendimento na unidade básica de saúde mais próxima”, orienta a profissional.

A vacina é uma das medidas de prevenção exigidas no período do inverno, mas não a única para se evitar a propagação de vírus. “Esta época do ano exige mais cuidados, mas não há motivo para pânico. O importante é a pessoa redobrar cuidados com a higiene pessoal, como lavar as mãos e cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar usando lenços descartáveis, evitar frequentar locais com aglomeração de pessoas, principalmente as crianças e idosos, e manter o ambiente arejado e limpo”, reforça.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com