Cidades

Ipatinga aguarda decisão estadual sobre Olho Vivo

IPATINGA – A prefeita Cecília Ferramenta enfatizou, mais uma vez, a determinação da Prefeitura de Ipatinga em priorizar a religação do sistema Olho Vivo, desativado desde o ano passado pelo governo anterior. “Sabemos da importância do sistema para a segurança da população de Ipatinga e o município está fazendo a sua parte para a retomada do serviço, que ainda depende de convênio com o governo estadual para ser efetivado”, destacou Cecília Ferramenta.

De acordo com a prefeita, desde o início do ano estão sendo mantidos contatos com o governo estadual, por meio do secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz. “A segurança pública é uma obrigação do Estado, mas estamos dispostos a contribuir para a religação do sistema, mesmo diante do quadro de dificuldades financeiras que atravessamos. Esperamos que o governo estadual nos apresente uma proposta de convênio para podermos formalizar essa parceria”, argumenta a prefeita.

DENÚNCIA
“Por questão de responsabilidade, o município não poderia tratar do assunto Olho Vivo sem antes denunciar o contrato firmado pelo governo anterior com a Fundação Guimarães Rosa, para implantação do sistema”, complementa a prefeita de Ipatinga. Em julho passado, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) acatou, em liminar, a Ação Civil Pública de nulidade de ato administrativo e ressarcimento de valores ao erário público, movida pelo município contra a Fundação contratada para execução do programa Olho Vivo.

DÍVIDA SUSPENSA

Em consequência dessa decisão, a Vara da Fazenda Pública de Ipatinga determinou a suspensão da suposta dívida entre o município e a fundação, e assegurou que a posse dos equipamentos de monitoramento deverá ficar com a Administração Municipal. A decisão foi acatacada, também, em segunda instância.

Antes disso, as pendências sobre a suposta dívida do município com a fundação e a posse dos equipamentos eram apontadas pelo governo estadual para justificar o impasse sobre a reativação do sistema. “Agora que temos essas decisões judiciais, estamos aguardando um posicionamento oficial do Estado para garantir o funcionamento do Olho Vivo, que é fundamental para a segurança pública no município”, afirma a prefeita de Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com