Cidades

Ipatinga abre 20 novos leitos de UTI Covid e mais 51 de enfermaria clínica

Ampliação da estrutura da rede municipal de saúde para atender demandas da pandemia é executada em tempo recorde, com recursos próprios e apoio da iniciativa privada

IPATINGA – Na tarde desta sexta-feira (26), o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, acompanhado dos secretários de Saúde, Cleber de Faria, e de Governo, Roberto Soares, apresentou a uma comitiva do Legislativo algumas das providências efetivas que estão sendo tomadas pela administração para fortalecer a estrutura municipal de saúde no momento em que a pandemia do Coronavírus se agrava em todo o país. O Hospital Municipal acaba de receber os equipamentos de 20 novos leitos de UTI Covid e está sendo preparado para disponibilizar ainda, nos próximos dias, mais 34 leitos de enfermaria clínica, somando-se a outros 17 da mesma categoria instalados na Policlínica. Todos os equipamentos para implantação dos 20 novos de leitos de UTI Covid foram adquiridos com recursos próprios.

O prefeito Gustavo Nunes e vereadores recebem os novos equipamentos

TENDAS NO HMI

O prefeito também mostrou aos vereadores, nesta sexta, o andamento das obras de instalação das tendas emergenciais que vão contribuir para acomodação dos novos leitos que entrarão em funcionamento no HMEM.

As adaptações e adequações estão sendo desenvolvidas em tempo recorde para garantir o atendimento imediato à população. Iniciada na tarde desta sexta-feira, a montagem dos equipamentos de UTI Covid está sendo realizada por técnicos de regulamentação de empresa contratada. A previsão é de que eles entrem em operação assim que o espaço físico em preparação estiver disponível. Entre os aparelhos estão eletrocardiógrafos, oxímetros, ventiladores pulmonares, monitores multiparamétricos e estativa.

BOM RELACIONAMENTO

O prefeito Gustavo Nunes explica que a viabilização desses 71 novos leitos – para UTI e enfermaria clínica – está sendo possível graças ao bom relacionamento do governo atual com os poderes estadual e federal, bem como com a iniciativa privada, “que tem atendido prontamente a pedidos de apoio do município, inclusive colaborando com as tendas que estão sendo implantadas no Hospital Municipal, sendo uma para resolver problemas de inundação no interior da unidade ocasionados pelas chuvas e a outra para tornar possível o funcionamento de um hospital de campanha na área externa”.

Estiveram presentes durante a visita, representando o Legislativo, o líder do governo na Câmara, Ley do Trânsito (PSD), Cecília Ferramenta (PT), Adiel Oliveira (PMN), Antônio Alves, o Tunico (Podemos) e Ney Professor (PTC).

HOSPITAL DE CAMPANHA

No estacionamento do Hospital Municipal está sendo erguida uma estrutura que vai abrigar os 20 novos leitos de UTI Covid. A área tem 380 metros quadrados. Além de acomodar os leitos, o espaço vai ter escritório de médico, área de expurgo, central de atendimento e dormitórios. Os quartos terão divisórias adaptadas para a finalidade e teto com rebaixamento para garantir o resfriamento do ambiente, que foi projetado de forma minuciosa para cumprir a função de atender os pacientes que precisem de atendimento nas UTI’s Covid. 

CAPACITAÇÃO

O bom funcionamento de um hospital depende diretamente da qualidade de seus equipamentos, mas é fundamental também que os colaboradores estejam aptos para manusear e comandar da forma mais adequada possível os diferentes tipos de instrumentos, para evitar o retardamento de socorros ou erros de procedimentos.

Quando se fala de equipamentos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), isso se faz ainda mais imprescindível.

Os procedimentos realizados em UTI’s são potencialmente críticos e requerem um alto grau de confiabilidade do pessoal mobilizado. Assim qualquer falha pode colocar em risco a vida dos pacientes internados.

Por isso, durante esse sábado (26) os profissionais da saúde responsáveis pelos atendimentos de urgência em Ipatinga passarão por uma capacitação técnica especial.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com