Cidades

Ipatinga ‘abraça’ Outubro Rosa

IPATINGA – O Outubro é rosa em Ipatinga. O município apoia e também “abraçou” a campanha internacional de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo de útero. Durante todo o mês, as 21 Unidades Básicas de Saúde da rede municipal estarão com programação especial com foco na prevenção destas doenças, mas, sobretudo, na promoção da saúde da mulher como um todo.

Serão realizadas palestras sobre câncer feminino de mama e de útero, planejamento familiar, gravidez na adolescência, nutrição, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e outros cuidados com o corpo, a saúde e a autoestima da mulher. Haverá também agendamento ampliado de exames mamografia para mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos e que não realizaram o exame no último ano, em parceria com o Hospital Márcio Cunha.

BARRA ALEGRE E LIMOEIRO
As atividades começarão neste sábado (03/10). A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Limoeiro funcionará de 8h às 17h, para a coleta de material para o exame preventivo de colo de útero (papanicolau) e agendamento de mamografias. Haverá palestras educativas sobre a saúde da mulher e gravidez na adolescência. No Barra Alegre, as atividades acontecerão de 8h às 13h, na praça principal do bairro.

Para as mulheres, haverá mutirão de exames preventivo de colo de útero e o clínico das mamas (apalpação). Os exames serão realizados em ônibus adaptado da Associação de Assistência às Pessoas com Câncer (AAPEC), parceira do evento. Haverá também avaliação e orientação sobre higiene bucal para toda a família, corte de cabelo gratuito e recreação para crianças. Também são parceiros da atividade, o Grupo Se Toque, Faculdade de Medicina e Instituto Embeleze.

SAÚDE DA MULHER

Em Ipatinga, a rede municipal de saúde assegura a realização de mamografia de rastreamento para mulheres dos 40 aos 69 anos. Já a mamografia diagnóstica é ofertada apenas por solicitação médica, em casos de pacientes com idade de 35 a 44 anos, desde que apresentem sintomas ou histórico familiar. Já o preventivo do colo de útero (Papanicolau) é assegurado para mulheres a partir dos 25 anos ou com o início da vida sexual. Os exames podem ser agendados nas UBS de Ipatinga, durante todo o ano.

O preconizado pelo Ministério da Saúde é a realização da mamografia a cada dois anos e o papanicolau, anualmente. O município também garante, em parceria com o Programa Nacional de Imunização, a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) para adolescentes com idade 9 a 13 anos. A vacina é fundamental na prevenção do câncer de colo de útero para as futuras mulheres, mas para isso é preciso que as meninas recebam as três doses da vacina.

Consul adere à campanha

A Consul, em parceria com o Grupo Se Toque e Barrominas, reforça a campanha que tantos benefícios traz às mulheres. Estão sendo distribuídos brindes, panfletos e cartilha sobre os cuidados e a prevenção do câncer de mama no Hipermercado Consul do Shopping do Vale.

Também são promovidas palestras de conscientização para clientes e funcionárias na sala de treinamento do Hipermercado e distribuídos laços rosa símbolo da campanha para as empregadas da frente de caixa.Duas ações completam a campanha: a Consul personalizou as embalagens de saladas de frutas com a logo em cor rosa e irá destinar uma parte do lucro da venda para o Grupo Se Toque em forma de produtos.

Na segunda ação, a Consul disponibiliza uma cabeleireira para cortar os cabelos das mulheres que querem fazer doação para a confecção de perucas, que serão entregues às mulheres que perderam o cabelo devido ao tratamento do câncer de mama.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com