Cultura

Instrumentistas do Rio, São Paulo e BH no palco do Ipatinga Live Jazz

IPATINGA – Cerca de trinta instrumentistas vindos do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte participam das comemorações dos 20 anos do Ipatinga Live Jazz, em quatro shows que serão realizados no teatro do Centro Cultural Usiminas, na sexta-feira (28) e no sábado (29). De São Paulo o festival recebe o Duo Rafael Beck e Rafael Schimidt, do Rio de Janeiro Márvio Ciribelli Quinteto e de Belo Horizonte Írio Júnior Trio e a MG Big Band. Isso sem falar na participação de grupos da região, que abrem as apresentações todas as noites no palco montado no jardim do Centro Cultural dentro da 4ª Feira de Turismo do Vale do Aço.

DUO

O Duo Rafael Beck e Rafael Schimidt abrem as apresentações às 20h30, no palco do teatro na sexta-feira, 28 de setembro. Beck e Schimidtsão duas virtuoses da música instrumental contemporânea que começaram a carreira na infância. Schimidt conquistou, aos 17 anos, o segundo lugar na categoria interprete de violão erudito no Concurso Nacional do Conservatório Sousa Lima, em São Paulo. Já gravou quatro CDs instrumentais, com composições próprias. Rafael Beck gravou seu primeiro CD aos 07 anos, com músicas de Pixinguinha, Tom Jobim, Dorival Caymmi, entre outros. Neste CD, teve o privilégio de dividir os solos em duas músicas com Dominguinhos. Os instrumentistas se conheceram quando Rafael Beck tinha 12 anos. Deste encontro surgiu o DUO e a partir dai fizeram várias apresentações em SESCs, como os de Santo Amaro, São Caetano e Sorocaba e também na Casa da Cultura em Bragança Paulista, além da participação em Festivais de Inverno no interior.

O Duo Rafael Beck e Rafael Schimidt abrem as apresentações às 20h30, no palco do teatro na sexta-feira, 28 de setembro

As apresentações da noite de sexta (28) serão encerradas pelo pianista Márvio Ciribelli, que foi a primeira atração convidada do Ipatinga Live Jazz na primeira edição em 1998. Recém chegado de uma de uma tourne internacional, com apresentações no Java Jazz (Indonesia) e no Montreux meets Brienz (Suíça), o pianista Marvio Ciribelli retorna a Ipatinga exclusivamente para participar das comemorações dos 20 anos festival. Com uma sólida carreira, 18 discos gravados, o músico coleciona várias participações em eventos nacionais e internacionais.

CDs

No Ipatinga Live Jazz lança os CDs “Vogue Samba Jazz” e “Focus and Friends Beyond The Horizon”. No primeiro apresenta composições autorais e re-leituras de outros artistas consagrados, como Ernesto Nazareth e Zequinha de Abreu. Já o segundo CD é uma produção de Ciribelli com o Grupo Holandês de Rock progressivo, Focus, sucesso dos anos 70 e até hoje liderado pelo organista Thijs van Leer. Em Ipatinga será acompanhado pelos músicos Marcelo Martins, Tiago de Souza, Adalberto Miranda e Sheila Sá.

TIME MINEIRO

No sábado (29) o festival recebe grandes nomes da cena mineira da música instrumental. A apresentação no palco tem início às 20h30 com a presença de Írio Júnior Trio. Pianista, compositor e arranjador com 25 anos de carreira, Írio Júnior é natural de Lavras (MG). Começou a tocar profissionalmente na orquestra de baile da cidade, ao lado de seu pai, também músico e maestro.

Como integrante do grupo Nenê Trio já gravou os CDs “Outono”, “Inverno” e “Verão” e também fez shows em várias cidades brasileiras.  Paralelamente, o instrumentista vem desenvolvendo um trabalho voltado para a música brasileira com influencias do jazz e da música universal. O músico atua também como professor de teoria musical, piano, harmonização, composição, arranjo, improvisação, jazz e música brasileira. No Ipatinga Live Jazz será acompanhado por Enéias Xavier.

E a MG Big Band encerra esta edição comemorativa do Ipatinga Live Jazz.  Formada em outubro de 2017 com o objetivo de criar uma orquestra profissional de excelência a MG Big Band, sob a regência do maestro Sérgio Ramos, reúne dezoito músicos renomados da cena mineira. Com gestão da Vês Projetos Culturais, a orquestra propõe elevar o nível artístico, no que se refere ao formato de Big Band e ser ativa em todos os âmbitos da música instrumental, representando prioritariamente a música mineira com obras de renomados compositores e arranjadores.

IPATINGA LIVE JAZZ

O Ipatinga Live Jazz é patrocinado pela Usiminas e Consul. Conta com apoio do Usicultura e San Diego Suítes. O projeto é  executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A realização é de Valéria Altoé, com produção de Marilda Lyra. Para as apresentações no jardim a entrada é franca. Para as apresentações no teatro (28 e 29 setembro), ingressos à venda na bilheteria ou no site eventim.com.br a R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 a meia-entrada estendida a professores, estudantes, menores de 18 e maiores de 60. Programação completa e mais informações podem ser conferidas no site www.ipatingalivejazz.com.br.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com