Cultura

Instituto Usiminas tem grandes produções em cartaz este mês

Cinderella, o Musical da Broadway, Oswaldo Montenegro, Cia. Deborah Colker e comédia serão apresentados ao longo de maio; programação de maio traz também atividades gratuitas, como Aventura no Viveiro, visitas mediadas, oficinas, Circuito Comunidade e muito mais

IPATINGA – O Instituto Usiminas preparou uma programação imperdível para o mês de maio. Espetáculos de companhias que passaram por palcos internacionais e atividades gratuitas para públicos de todas as idades se divertirem estão entre as atrações deste mês. Além da superprodução “Cinderella, o Musical da Broadway”, que marca os 60 anos da Usiminas, a programação traz também o show com Oswaldo Montenegro, a Cia. de Dança Deborah Colker, a comédia Rose a doméstica do Brasil e o stand up de Stevan Gaipo, o grupo Giramundo Teatro de Bonecos, a Orquestra de Câmara do Vale do Aço (MG) e diversas atividades da Ação Educativa do Instituto Usiminas.

Os ingressos para os espetáculos estão à venda no site Eventim, que pode ser acessado pelo link: https://bit.ly/ingressosIU.

Celebrando os 60 anos da Usiminas, o musical infantil “Cinderella, o Musical da Broadway” chega ao Vale do Aço, nos dias 12 e 13/5 (quinta e sexta), às 19h, e 14 e 15/5 (sábado e domingo), às 14h e às 19h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas. Uma das mais famosas histórias da literatura universal retorna aos palcos de Minas, com uma mini turnê, que começa por Ipatinga. A turnê tem patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Hoje é último dia para ver “Cura”, espetáculo de Debora Colker

CURA

O Teatro do Centro Cultural Usiminas recebe, nesta terça e quarta (03 e 04), às 20h30, o espetáculo de Dança Contemporânea “Cura”, da Companhia de Dança Deborah Colker (RJ). O espetáculo tem trilha original de Carlinhos Brown, direção de arte de Gringo Cardia e a dramaturgia é assinada pelo rabino Nilton Bonder.

COMÉDIA

Neste sábado (7/5), às 20h, e domingo (8/5), às 19h, será a vez do teatro de comédia “Rose, a doméstica do Brasil” promete arrancar boas risadas de quem estiver na plateia. Depois do enorme sucesso de cinco temporadas em São Paulo e importantes cidades do Brasil, o espetáculo volta aos palcos em turnê de despedida. No dia 21/5 (sábado), às 20h, o humorista Stevan Gaipo sobe ao palco do Teatro do Centro Cultural Usiminas para o show solo de comédia stand up “Literalmente Falando”.

OSWALDO MONTENEGRO

Os amantes da MPB do Vale do Aço têm um encontro com o cantor Oswaldo Montenegro no show da sua nova turnê “Lembrei de Nós”, no dia 19/5 (quinta), às 20h, também no Teatro do Centro Cultural Usiminas. Em um tom intimista, o cantor e compositor reveza a viola, o violão e o piano, interage com a plateia e transforma o show num momento especial entre músico e plateia.

FESTIVAL DA CRIANÇA

O grupo Giramundo Teatro de Bonecos retorna ao palco do Teatro do Centro Cultural Usiminas para o Festival da Criança, trazendo o espetáculo “O Baú de Fundo Fundo”, no dia 20/5 (sexta), às 19h30. O espetáculo apresenta uma coleção de tradicionais casos, brincadeiras, cantigas de roda, histórias, lendas e adivinhas, coletados com interesse na preservação da cultura popular. O Festival da Criança tem patrocínio da Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Classificação: livre. Idade mínima de pagantes: 3 anos.

ATIVIDADES EDUCATIVAS

A Ação Educativa do Instituto Usiminas promove diversas atrações para as famílias. Nesta sexta (6/5), às 19h, a programação de maio será aberta com a Visita Noturna ao Centro de Memória Usiminas. A visita propõe descobrir outras formas de estar e perceber o memorial, que apresenta um novo cenário ao anoitecer. No sábado (7/5), às 15h30, tem o Arte em Família “Zoom in – Zoom out: experimentos em fotografia”, no Centro de Memória Usiminas, convida os participantes a criarem um ensaio fotográfico a partir de instruções poéticas.

OFICINAS DE CARTICATURAS

No dia 21/5, o Arte em Família traz a “Oficina de Caricaturas”, às 15h30, no Centro Cultural Usiminas. Inspirada na exposição “Cinco anos de Humor Gráfico”, os participantes serão convidados a experimentar essa técnica de desenho em uma oficina de auto-retratos que usa elementos do humor para produzir imagens divertidas e imprevistas. A exposição, que reúne 500 charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos que mostram a evolução das artes gráficas ao longo desse tempo e tem a curadoria do jornalista Paulo Bonfá, pode ser visitada de terça a sexta, das 12h às 20h, no Centro Cultural Usiminas.

HISTÓRIAS DO AÇO

A jornada do aço será apresentada para a comunidade em Histórias do Aço, no dia 14/5 (sábado), às 8h e às 14h, em uma visita guiada pela contadora de histórias Flora Manga e com a oficina de pintura com a artista Rosane Dias, que usa tintas sustentáveis produzidas com agregado siderúrgico. As experiências ao livre estão de volta com o “Aventura no Viveiro”, que será no dia 24/5 (terça), com sessões às  8h e 14h, no Viveiro de Mudas da Usiminas. O espaço de educação ambiental e preservação será apresentado por Flora Manga em uma visita repleta de ludicidade e muitas histórias.

Para participar das atividades da Ação Educativa do Instituto Usiminas, basta fazer o agendamento gratuito pelo whatsapp: (31) 98437-3330. O programa educativo tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

ÓPERA E SHOW ITINERANTE

Nos dias 27 e 28/5 (sexta e sábado), às 20h, a Orquestra de Câmara do Vale do Aço traz novamente uma obra operística para o Teatro do Centro Cultural Usiminas, com a ópera “Bastien und Bastienne de Mozart”, com participação dos cantores Melina Peixoto (soprano), Márcio Bocca (tenor) e Thiago Roussin (baixo). A direção artística é de Francisco Mayrinck e regência do maestro: Vinícius Saturnino Chaves. A Orquestra de Câmara do Vale do Aço tem patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

O Circuito Comunidade Ipatinga apresenta mais uma edição do show Clássicos do Rock, com os músicos Júnio Endrik e Nagib Benevenuto, no dia 29/5 (domingo), das 9h às 11h, no  bairro Bela Vista. O repertório do duo conta com músicas das bandas que tornaram o estilo reconhecido mundialmente como The Beatles, Rolling Stones, Supertramp, Eagles. O Circuito Comunidade Ipatinga é uma realização da Usiminas e do Instituto Usiminas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com