Cidades

Instituto Federal de Ensino vistoria instalações em Coronel Fabriciano

“O prédio atende às necessidades para instalação do Instituto Federal, mas será necessário passar por reforma”, disse o reitor à prefeita

FABRICIANO – Nesta quarta-feira (7), a prefeita de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes, e o vice-prefeito, Bruno Torres, receberam a visita do reitor do Instituto Federal de Minas Gerais, Caio Mário Bueno Silva. Na oportunidade, o reitor conheceu as instalações do prédio da antiga Fundação, no bairro Bom Jesus, onde atualmente funciona a Secretaria de Saúde, e verificou se o local atende às exigências do Ministério da Educação (MEC) para instalação de uma unidade do Instituto Federal de Ensino no município.

Acompanharam a visita a secretária de Educação e Cultura de Fabriciano, Glória Giudice; o secretário de Governo, Rogério Thomaz; a secretária de Obras Públicas, Letícia Bittar; o secretário de Saúde, Rubens Castro; a gerente de Programas de Projetos do município, Álen Carla Assis; e o assessor do deputado federal Padre João, Vander de Almeida. A visita do reitor é resultado de um encontro entre a prefeita Rosângela Mendes e o secretário executivo do MEC, Marco Antônio de Oliveira, realizado em Brasília, no dia 27 de fevereiro. Também é resultado das intervenções iniciadas pela Administração Municipal em 2010.

Após a visita do representante do Ministério da Educação, a prefeita Rosângela Mendes disse estar ainda mais confiante em receber uma unidade de ensino federal e destacou alguns fatores que favorecem o município. “Enquanto as cidades vizinhas são polos siderúrgicos, Fabriciano tem como vocação a prestação de serviços e o setor educacional. Também estamos no centro do Vale do Aço, o que facilita o acesso e atendimento a alunos da região”, afirma.

A prefeita destaca que Fabriciano sai à frente por iniciar essa luta em 2010 e por fazer parte do G-100, que é o grupo de cidades mais populosas com baixa renda per capita e vulnerabilidade social. “Desde 2011, o Ministério da Educação definiu o G-100 como critério importante para que os municípios brasileiros fossem contemplados com institutos federais de ensino. Por isso, acredito que chegou a vez da nossa cidade avançar, ainda mais, na Educação, já que os municípios vizinhos estão historicamente contemplados e vão nos apoiar nessa luta”, finaliza a prefeita.

AVALIAÇÃO POSITIVA
Durante a visita ao prédio, o reitor Caio Mário analisou, de forma geral, a estrutura do local, as condições e tamanhos das salas, localização, capacidade de estacionamento, entre outros quesitos. “O prédio atende às necessidades para instalação do Instituto Federal, mas será necessário passar por reforma. Além disso, Fabriciano é uma cidade que está bem localizada, possui mais de 100 mil habitantes, possui demanda por formação profissional e atende aos demais requisitos necessários”, avalia o reitor.

Nos próximos dias, o reitor emitirá o seu parecer para avaliação do Ministério da Educação (MEC), que será responsável por referenciar a instalação de uma unidade de Instituto Federal de ensino em Fabriciano.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com