Nacionais

Instituto Cenibra promove Seminário de Agricultura Familiar

BELO ORIENTE – O Instituto Cenibra promoveu na Escola Municipal Prof. Conceição Martins da Silva, em Cordeiro de Minas (Caratinga- MG), será realizado o 1º Seminário da Agricultura Familiar. A iniciativa é uma realização da Associação dos Moradores e Agricultores de Cordeiro de Minas (AMAC) em parceria com o Instituto Cenibra, Prefeitura Municipal de Caratinga, EMATER-MG, FETAEMG, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Previdência Social – Agência Caratinga e Polícia Militar de Minas Gerais.
O evento contou com especialistas da Universidade Federal de Viçosa, EMATER e Secretaria Municipal de Agricultura, que ministrarão oficinas de hortaliças, palmito pupunha, fruticultura e culturas diversas (cana, milho, pimenta do reino e etc.). Além disso, a programação contou com palestras sobre Trabalhador Rural e Previdência Social; Culturas agrícolas e respectivas potencialidades, Sustentabilidade Ambiental.

PARCERIAS
Por meio de contratos de parceria rural com os municípios e sindicatos de trabalhadores rurais, a Cenibra disponibiliza áreas de cultivo aos pequenos produtores. A orientação técnica é feita pela Empresa de Assistência Técnica Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER).
“Atualmente, o Instituto Cenibra mantém áreas em seis municípios (Belo Oriente, Caratinga, Coluna, Ipaba, Santana do Paraíso e Virginópolis). São cerca de 290 hectares que beneficiam aproximadamente 390 famílias através do plantio de hortaliças, milho, leguminosas e feijão. A Cenibra realiza a cessão de área da Empresa com o objetivo de gerar alternativas de trabalho a produtores rurais e consequentemente a fixação do homem no campo. Além de contribuir para requerimento da aposentadoria” informa a Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais, Leida Hermsdorff Horst Gomes, também responsável pelo Instituto Cenibra.
A Prefeitura de Caratinga, o Instituto Cenibra, e a Associação dos Moradores e Agricultores de Cordeiro de Minas (AMAC) firmaram parceria para realização do Projeto de Agricultura Familiar em Cordeiro de Minas. Cerca de 90 famílias serão diretamente beneficiadas com o Projeto. As famílias contempladas fazem parte da Associação de Moradores da localidade que cultivarão os 46,48 hectares cedidos pela Cenibra nos próximos três anos. Os agricultores familiares receberão suporte técnico e material da Prefeitura de Caratinga e da AMAC para a produção de cereais, leguminosas, dentre outras culturas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com