Cultura

Inscrições abertas para as oficinas do Dança em Trânsito

Edição de 20 anos do festival internacional, que será aberto em BH na quinta-feira (14), chega ao Vale do Aço no sábado trazendo apresentações e residências que passarão por mais de 30 cidades do Brasil e por Paris

IPATINGA – O Vale do Aço está no roteiro de um dos mais longevos festivais de dança contemporânea do Brasil, o Dança em Trânsito, que em sua 20ª edição estreia no próximo dia 14 em Belo Horizonte e chega a Coronel Fabriciano às 19h do próximo sábado (17), no pátio da Rádio Educadora. A atração de abertura do evento será Rotas Plural, trabalho resultante da residência coreográfica de criação a partir do intercâmbio entre a dança contemporânea e estilos musicais populares do Brasil.

No dia 18, às 18h na Praça da Estação, serão apresentados os espetáculos Adapta-bilidade, com a Nimo Cia de Dança (RJ – Brasil e Portugal); Motiró, com o Grupo Favela (RJ); fragmentos do espetáculo Café não é só uma xícara, com o Grupo Tápias (RJ-Brasil e França-Paris); Umbigo do sonho, resultado da residência de criação de Fábio Costa (Brumadinho – MG) com Clara da Costa (RJ); Encontrar você, com Orfeu Cia de Dança e artistas convidados de Timóteo, e Capitães de Areia, com a Cia Núcleo de Dança  e artistas convidados de Coronel Fabriciano.

No dia 19 de julho, às 19h30, será exibido no foyer do Centro Cutural Usiminas o espetáculo Aerea, com Panzetti & Ticconi (Turim – Itália), trabalho resultante da residência de criação com Fábio Costa (Brumadinho – MG). Ainda no dia 19, às 20h30, será exibido o Café não é só uma xícara, com o Grupo Tápias (Rio de Janeiro – RJ e Paris – França). A apresentação será no teatro do Centro Cultural Usiminas.

OFICINAS

Os projetos formativos incluem oficinas e residências de criação destinadas a participantes com algum conhecimento de técnica de movimento e ministradas gratuitamente por artistas convidados nacionais e internacionais. Em Coronel Fabriciano, Clara da Costa (RJ) ministrará uma oficina nos dias 16, 17 e 18 de julho, de 10 às 13h, no Thaylon Vieira Estúdio de Dança. No programa das aulas constam estudo do ballet, jazz e improvisação focada na consciência corporal e composição coreográfica.

O Espaço Hibridus Cia de Dança de Ipatinga receberá a Oficina de Dança Contemporânea Urbana com Fábio Costa e Luciana Lanza (BH). As aulas acontecerão nos dias 17 e 18 de julho, de 14 às 16h. Os adultos são o público-alvo da atividade focada em movimentos de deslocamentos pelo chão mesclando Dança Contemporânea (Floor Work) e Danças Urbana (Break Dance).

ITINERÂNCIA

A edição comemorativa de duas décadas do Dança em Trânsito se estende por mais de três meses, percorrendo todas as regiões do país, incluindo uma parada em Paris no mês de setembro. Da estreia nesta semana até o encerramento, em 23 de outubro, 41 companhias e artistas do Brasil, Coreia do Sul, Eslovênia, Espanha, França, Itália e Suíça ocupam palcos e espaços públicos de 13 capitais brasileiras e 18 outras cidades com espetáculos, residências, intercâmbios e oficinas.

O Dança em Trânsito acumula, desde 2002, números superlativos, com cerca de mil apresentações em mais de 30 cidades, no Brasil e no exterior, envolvendo uma centena de companhias oriundas de 16 países, vistas por mais de 60 mil pessoas. Em 2020, durante a pandemia, realizou uma versão online – indicada ao Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), na categoria “Difusão” – e, em 2021, a primeira edição híbrida, com passagem por 25 cidades.

O Dança em Trânsito é uma realização e produção do Espaço Tápias. A direção artística e curadoria é de Giselle Tápias e Flávia Tápias. O patrocínio é da Engie e o patrocínio master, do Instituto Cultural Vale .

SERVIÇO

Dança em Trânsito – 20ª edição. Programação completa e inscrições para oficinas: www.dancaemtransito.com.br

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com