Cidades

Inovação marca nova fase de projeto social em Periquito

PERIQUITO – Mais de 15 mulheres do município de Periquito, em Minas Gerais, iniciaram a nova fase do Programa de Empreendedorismo Social e Comunitário (PESC). A iniciativa, idealizada pela Fundação Vale e Vale, com o parceiro Raízes, tem o objetivo de contribuir para a geração de renda e profissionalização de um produto altamente comercializado por moradores de Periquito (MG), região localizada entre Governador Valadares e Ipatinga, que são os tapetes artesanais de malha vendidos atualmente na BR 381.

Através do PESC, os empreendedores do projeto têm inovado e identificado novos mercados, formas para fazer e também para comercializar este produto característico da região.

Para a empreendedora Maria Natalete de Arruda, de 69 anos, o projeto tem mudado a sua vida. “Consegui enxergar novas oportunidades com todo o treinamento e capacitação que tenho recebido pela equipe do projeto. Antes, eu fazia os meus tapetes sem muita expectativa e hoje estou ganhando conhecimento e fazendo com mais qualidade. Além disso, tenho conhecido novos campos de venda do meu produto, e em condições mais seguras”, afirma.

Segundo Bruna Guimarães, coordenadora do projeto pela Fundação Vale, a proposta central é possibilitar uma nova forma de produzir, gerir e comercializar o produto, além de valorizar a identidade local. “O que nós buscamos com o projeto é potencializar o que já existe na comunidade e inovar nas formas de comercializar, ampliando assim o campo de visão destes empreendedores”, ressalta.

O projeto será concluído em dezembro de 2019, mas até lá, além da formação e capacitação, os empreendedores participarão de feiras, ganharão uma marca específica para o produto e terão visibilidade em novos mercados da região de Governador Valadares e Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com