Cidades

Indústria e turismo para trazer desenvolvimento

PARAÍSO – O prefeito Antônio Afonso Duarte, o Zizinho (PT) assumiu a Prefeitura de Santana do Paraíso após ter ocupado cadeira no Legislativo da cidade. Ele chegou ao Executivo em janeiro deste ano. Entre as prioridades de seu governo, estão o desenvolvimento humano e econômico, valorizando o cidadão por meio da ampliação da participação popular. Para diversificar a economia do município, o prefeito aposta em um novo distrito industrial e no potencial turístico.

DIÁRIO POPULAR – O que o senhor avalia que deve ser o legado da gestão Zizinho para Santana do Paraíso?
ZIZINHO – Eu diria que a grande marca é trabalhar pelo desenvolvimento econômico, sem perder de vista o desenvolvimento humano. Ao pensar em desenvolvimento econômico, é preciso pensar que a vida está em primeiro lugar. Então, a defesa da vida é nosso principio. Depois, é trabalhar a participação popular. Esta é uma marca do
Partido dos Trabalhadores, é uma marca que a gente defende porque é a melhor expressão da cidadania. E acho que não tem nada que valoriza mais a vida do que quando o cidadão tem a oportunidade de participar. Eu sempre lutei pela participação e pela cidadania porque com isso a gente consegue melhorar a autoestima e valorizar o cidadão de forma geral.

DP – O que pensa em fazer para alavancar e diversificar a economia de Santana do Paraíso?
ZIZINHO – Olha, hoje a gente trabalha com a possibilidade de criação de dois novos distritos: um próximo à sede do município, com a perspectiva de gerar emprego e renda para a população que mora nas áreas adjacentes ao Centro da cidade; e outro polo, mais próximo ao aeroporto e ao atual Distrito Industrial, onde vejo a possibilidade de construção de um porto seco pelo acesso fácil às rodovias, à linha férrea e ao aeroporto. Outra boa possibilidade de desenvolvimento econômico é na área do turismo. Temos um clima de montanhas, várias lagoas, cachoeiras. Santana do Paraíso tem essa dádiva natural e pretendemos convertê-la em trabalho e renda para a população rural.

DP – O que o senhor pretende fazer para melhorar os serviços na área de saúde?
ZIZINHO – Nós já estamos promovendo, desde o primeiro dia de governo, mudanças no setor de saúde. A falta de médicos e os exames paralisados há anos eram o principal motivo das reclamações. Nós já conseguimos avançar um pouco no agendamento de consultas fora do domicílio, regularizamos os seis Postos de Saúde da Família (PSF), porque apenas quatro estavam com as equipes completas, estamos trabalhando pela implantação de um novo PSF até o meio do ano, do Centro de Apoio Psicossocial e melhorando a saúde básica. Mas a nossa meta dentro destes quatro anos de governo é consolidar o Pronto Atendimento 24 horas. É um desafio sobre o qual estamos nos debruçando. Em princípio, estamos fortalecendo as unidades básicas e os PSF’s.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com