Cidades

Índices mostram queda de contágio e óbitos em Ipatinga

Mesmo fora do Programa Minas Consciente, Prefeitura avalia que redução de índices contribui para região entrar na Onda Verde; infectologista alerta para risco de contágio de jovens e negacionistas da vacina

IPATINGA – Com um total de 809 óbitos até esta terça-feira, um total de 103.984 pessoas vacinadas com a 1ª dose e 29.100 imunizadas com a 2ª dose e 2.571 com a dose única, o município tem vivido uma relativa melhora na redução de óbitos, internações e novos casos positivos da doença.

A Prefeitura de Ipatinga inicia nesta quarta-feira (14) a imunização contra a Covid-19 de uma nova faixa etária de residentes no município. A vacinação começa a alcançar pessoas com idades acima de 35 anos.

MINAS CONSCIENTE

Mantendo os índices de contaminação e taxa de ocupação em UTI’s-Covid estáveis, a administração municipal avalia que tal cenário contribui para que o Vale do Aço avance para a fase menos restritiva do programa “Minas Consciente”

Na fase mais aguda da proliferação do vírus, em janeiro, o município decidiu revogar a adesão ao programa “Minas Consciente”, adequando e implantando medidas sanitárias e ações de enfrentamento à Covid-19 autônomas, segundo peculiaridades locais. Assim é que, gradativamente, a cidade está retomando com êxito, de forma responsável e sem comprometimento da segurança da população, as atividades econômicas e sociais.

Dados do último boletim epidemiológico divulgado apontam que Ipatinga já vacinou mais de 40% da população com a primeira dose da vacina anti-Covid. Conforme o vacinômetro desta terça (12), 103.984 pessoas residentes na cidade já receberam a primeira dose. O número de ipatinguenses alcançados com a segunda dose é de 29.100 pessoas e 2.571 foram imunizadas com a vacina em dose única.

SINAL VERDE PARA A ONDA VERDE

Na semana passada, o governo de Minas anunciou que as cidades do Vale do Aço apresentaram melhora nos índices da pandemia e avançaram para a “Onda Verde” do programa estadual.

Segundo a Prefeitura de Ipatinga, a região passou a ser a única em todo o Estado a alcançar, desde janeiro, os protocolos mais flexíveis para retomada de suas atividades. “De acordo com o programa Minas Consciente, ela tem inclusive permissão para realização de eventos sem limite de pessoas, desde que haja distanciamento de 1,5 metro entre cada uma delas, uso de máscara e higiene das mãos”, afirma o governo municipal.

CAMINHO PRÓPRIO

“Ipatinga, segue as deliberações estabelecidas no decreto municipal n° 9693. E ainda que não esteja inserida no programa, tendo se desligado voluntariamente, contribuiu significativamente para a retração das contaminações e números de óbitos, fator primordial entre as análises técnicas consideradas pelas autoridades de saúde para abrandamento de regras convencionadas. A taxa de incidência da Covid no Vale do Aço, que demonstra a circulação do vírus, teve queda de 29% na última semana e de 36% nos últimos 14 dias, sendo determinantes para esse desempenho os números de Ipatinga”, informa a administração.

SOB CONTROLE

De acordo com o governo, nos seis primeiros meses do ano, os índices de contaminação apresentaram quedas consecutivas e os casos confirmados de Coronavírus se mantiveram sob controle, com uma taxa de incremento semanal inferior a 10%.

“As internações relacionadas à Covid também se apresentam em patamar controlado no município (abaixo de 40 internações para cada 100 mil habitantes). Já as taxas de ocupação dos leitos UTI-Covid se mantêm estáveis, com índices abaixo de 70%. A cidade ainda reduziu de forma significativa o indicador que define o grau de transmissibilidade de infecção (RT) pelo Coronavírus, com taxas inferiores a 1,00”, assegura o governo.

NÃO BAIXAR A GUARDA

O secretário de Saúde Cleber de Faria orienta que, embora as notícias sejam animadoras e dignas de serem comemoradas, não é hora de relaxar. O município segue com medidas de proteção à vida, agilizando o processo de imunização da população, e continua solicitando que as pessoas persistam no cumprimento dos protocolos sanitários.

PRESSÃO REDUZIDA

Cleber também explica que quando começam a cair os números de pessoas contaminadas e internadas há uma sequência natural de desdobramentos favoráveis. Primeiro, diminui o número de atendimentos nas unidades de saúde; depois, o número de internações nas enfermarias e, em terceiro lugar, começa a baixar o número de ocupações nos leitos de UTI. “Estamos mantendo os índices de ocupação em leitos de UTI-Covid abaixo de 70%. Nossa intenção é acelerar a vacinação, para continuar com os indicadores em níveis declinantes. Por isso, reforçamos que as pessoas continuem se cuidando e cumprindo com zelo as medidas preventivas”, pediu o secretário.

Infectologista reconhece queda em óbitos, mas faz alerta à juventude

IPATINGA – Embora os patamares de contágio, taxa de ocupação de leitos e óbitos tenham verificado uma significativa redução, pontualmente são registrados picos de contaminação e óbitos quase diários, ainda que abaixo da média que se tinha antes do início da vacinação.

O médico infectologista Márcio Castro reconhece que o número de novos casos está relativamente estável desde início de maio. Segundo ele, são cerca de 350 casos por semana, com pequenas oscilações, sem tendência de queda.

JOVENS E NEGACIONISTAS

“O número de mortos tem mantido uma tendência de queda, sobretudo com drástica redução de morte de idosos”, salienta.

Márcio Castro informa ainda que a maioria dos internados são jovens entre 20 a 50 anos. Na faixa etária mais idosa, o risco maior de contaminação é entre os negacionistas da vacina. “É notável que a população mais vulnerável foi vacinada e deixou de morrer”, diz ele, reforçando, entretanto, que os mais jovens continuam se expondo muito em bares, shows e outras aglomerações. Muitos acabam se contaminando com a forma mais grave do vírus, assim como pessoas mais idosas que se recusam a tomar a vacina.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com