Cidades

Índice de infestação de dengue cai para 1,5%

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano divulgou, nesta segunda-feira (3), o resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa), realizado de 20 a 23 de outubro. No total, foram vistoriados 1.863 imóveis, nos quais 23 foram encontrados focos positivos da dengue, resultando num índice de infestação de 1,5%. No mesmo período do ano passado, o índice foi de 1,7%. O Ministério da Saúde considera tolerável o índice menor que 1%.

Mais uma vez, todos os focos positivos foram encontrados nas residências, sendo 35,7% em pratos de plantas, bebedouros de animais e outros depósitos móveis; 21,4% em lixo em geral e 14,3% em caixas d’água. Com a chegada do período chuvoso, o sinal de alerta aumenta. Os bairros que apresentaram maior número de focos da dengue foram: Santa Cruz, São Domingos II, Contente e Melo Viana.

“Os agentes de endemias já estão reforçando o trabalho de eliminação dos focos nas residências, usando larvicida, quando necessário, tampando caixas d’água, entre outros procedimentos. Mas é preciso que os moradores façam a sua parte, diariamente, no combate ao mosquito da dengue”, aponta a coordenadora de Endemias, Amanda Fernandes.

A orientação é que cada cidadão vistorie a própria casa, mantendo o quintal limpo e não jogando lixo em lotes vagos e córregos. “Pedimos também para que seja verificado, pelo menos duas vezes por semana, se a calha, os vasos de plantas e os bebedouros de animais estão com água parada”, enfatiza Amanda Fernandes.

Como forma de prevenir a doença, Fabriciano realiza diversas ações ao longo do ano: visita dos agentes de Endemias às residências, com orientação e eliminação dos focos de dengue; distribuição de telas para tampar caixas d’água; campanhas educativas e recebimento de pneus velhos no Ecoponto. Sugestões, dúvidas e denúncias de locais que possam ser focos de dengue podem ser encaminhadas pelo telefone 0800 285 7790, de segunda a sexta-feira.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com