Cidades

Idosos da LBV participam de ações ambientais

Há décadas, a Instituição desenvolve atividades relacionadas à preservação do meio ambiente e ao comportamento sustentável.

IPATINGA — De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o meio ambiente é o conjunto de elementos físicos, químicos, biológicos e sociais que podem causar efeitos diretos ou indiretos sobre os seres vivos e as atividades humanas. A Legião da Boa Vontade (LBV), com o intuito de refletir sobre esse conceito e responder aos anseios trazidos pelo grupo de idosos atendidos pelo Vida Plena realizou durante dois meses o projeto “Educação Ambiental: sensibilizar e preservar”.

Idealizada pela assistente social Lívia dos Santos e desenvolvida na oficina Cidadania Ecumênica, a iniciativa permitiu que os participantes soltassem a imaginação e testassem a criatividade, reciclando ou reutilizando copos, garrafas plásticas, papelão e entre outros materiais.

Produção de artesanato com material reciclável

VIVÊNCIA

“Durante as atividades, os idosos sempre traziam elementos voltados para a preservação do meio ambiente: histórias de vivência — na grande maioria em áreas rurais com contato direto com a terra e os animais —; a busca por uma alimentação mais orgânica e saudável; a preocupação com a sustentabilidade; compreender a relação homem e natureza, entendendo que as relações sociais alteram o meio ambiente que vivemos e que algumas ações diárias são possíveis para uma vida mais harmoniosa com a natureza. Tais atividades foram pensadas a fim de proporcionar interação, socialização e sensibilização sobre a forma com que nos relacionamos socialmente e os impactos que causamos ao nosso meio ambiente”, explicou a assistente social Lívia dos Santos.

Distribuição de mudas: conscientização sobre preservação ambiental

ATIVIDADES

Rodas de conversa, biscuit, confecções de brinquedos e artesanatos com materiais recicláveis, passeios no Viveiro Municipal, no Aterro Sanitário e no Parque Ipanema foram algumas das diversas atividades realizadas durante o desenvolvimento do projeto. O mesmo foi finalizado com uma exposição, aberta ao público, com os trabalhos sustentáveis produzidos pelos atendidos.

A acadêmica Ayra Mendes Ferreira, do 2º período da Faculdade de Medicina do Vale do Aço (Univaço), prestigiou a apresentação e comentou: “Achei bem interessante. É gratificante ver que muitas coisas que são consideradas lixo, viraram arte, peças em que às vezes nós gastaríamos um valor absurdo. Achei importante a LBV nos mostrar a exposição, tanto para prestigiar o trabalho dos atendidos quanto pela boa recepção, o carinho foi muito grande”, destacou.

“Eu achei esse tema muito bom, aprendemos muitas coisas. Isso tudo era para estar no lixo, poluindo o meio ambiente, mas se transformaram em brinquedos e enfeites. Os passeios que fizemos foram ótimos, eu aprendi muito. Eu não sabia plantar uma cebolinha, ela sempre morria, agora aprendi direitinho como se faz”, disse a atendida Adecionilia Dias de Souza, de 65 anos.

VIDA PLENA

O serviço de convivência é destinado a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, e os encontros acontecem semanalmente na Instituição. São oferecidas diversas atividades, como dinâmicas, rodas de conversa, passeios culturais, danças, artesanatos, palestras e entre outros.

SERVIÇO

Projeto Vida Plena

Local: LBV

Rua João Patrício de Araújo, 225 — Veneza I. Telefone para mais informações: (31) 3822-8600.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com