Nacionais

Horário de verão começa no domingo

BH – A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig estima uma redução de 4% na demanda diária por energia elétrica, em sua área de concessão, com o início do horário de verão, no próximo domingo (19/10). A potência salva é equivalente a 350 MW e corresponde à demanda de pico de uma cidade com 750 mil habitantes. A economia de energia, outro benefício do horário de verão, será de até 0,5%, ou 108 GWh, energia suficiente para abastecer Belo Horizonte durante nove dias.

O horário de verão começa à zero hora de domingo, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. Os estados do Norte e Nordeste não adotam o horário de verão devido à proximidade da Linha do Equador, o que faz com que a duração dos dias não apresente alterações significativas ao longo do ano nessas regiões, tornando o efeito do horário de verão praticamente nulo. A medida vigora até zero hora do dia 22 de fevereiro de 2015, quando os relógios serão atrasados em uma hora.

De acordo com o engenheiro de planejamento do sistema elétrico Wilson Fernandes Lage, da Cemig, o horário de verão garantirá a redução do carregamento nas linhas de transmissão, transformadores, sistemas de distribuição e unidades geradoras de energia. “O grande benefício dessa redução é o aumento da confiabilidade e segurança da operação do sistema elétrico, reduzindo o risco de ocorrência de apagões”, afirma.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com